Foto de Kevin Carter, em 1993

Março 18, 2007

pulitzer-1994.jpg

Ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1994 e publicada pelo The New York Times, a foto foi tirada em 1993 no Sudão, pelo fotógrafo sul-africano Kevin Carter(1960-1994). Esta descreve uma criança faminta sem forças para continuar rastejanado para um campo de alimento da ONU, a um quilômetro dali. O urubu espera a morte desta para então poder devorá-la.

Carter disse que esperou em torno de vinte minutos para que o urubu fosse embora, mas isto não aconteceu. Então rapidamente tirou a foto e fez o urubu fugir dali, açoitando-o. Em seguida, saiu dali o mais rápido possível.

O fotógrafo criticou duramente sua postura por apenas fotografar, mas não ajudar, a pequena garota: “Um homem ajustando suas lentes para tirar o melhor enquadramento de sofrimento dela talvez tambem seja um predador, outro urubu na cena.”, teria dito.

Um ano depois o fotógrafo, em profunda depressão, suicidou-se.
O paradeiro da criança é desconhecido.

Eu estou depressivo… sem telefone… dinheiro para o aluguel… dinheiro para o sustento de criança… dinheiro para dívidas… dinheiro!!!… Eu estou sendo perseguido pela viva memória de matanças, cadáveres, cólera e dor… pela criança faminta ou ferida… peloss homens loucos com o dedo no gatilho, muitas vezes policial, assassinos…
Trecho de sua carta de suicídio

Referências:
http://www.hbo.com/docs/programs/kevincarter/index.html
http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,981431,00.html

About these ads

157 Respostas to “Foto de Kevin Carter, em 1993”

  1. Rodrigo Numeriano Says:

    Grande Sérgio,

    Oa eu já tinha visto a foto, qnd a vi, ela estava devescilhada de comentários a seu respeito. Interessante o homem se intitular urubu n? Na realidade, isto nos faz refletir o egoísta predatimo humano. Fico sempre chocado com as imagens da África…

    abraço

  2. ana isabel Says:

    a foto é chocante!!
    axo k o fotografo devia pensar na menina e nao no sucesso dele!! axo k foiegoista… só pensou nele e em mais ninguem!!! devia ter ajudado a criança!!
    é a minha opiniao!!

    comprimentos

    • vitor Says:

      se ele queria tanto o sucesso

      porque naum tirou a foto e depois salvou a criaça

      mas esse e o mundo cruel

    • jan Says:

      Já imaginou todo fotógrafo fazendo justiça a cada foto? eu não queria trabalhar nisso não, teria que ser médico, engenheiro, astronauta, mergulhador, atirador, etc etc
      Ele fez o papel dele e se não fosse isso não estaríamos vendo como o mundo financeiro domina o mundo.
      Ele mostrou que mesmo sendo fotógrafo, se envolveu no caso e pagou com a própria vida.

    • Marinho Says:

      Não estou defendendo-o mais se ele vise uma coisa dessa o tempo todo, como na Africa por exemplo como ele iria ajudar todas as crianças ?

      Ele é fotografo o trabalho dele e fotografar , não estou dizendo que ele estava certo de não ajudar a criança…

      Ele estava ali parar tirar a foto e mostrar a todos oque acontece.

      Mais pensa um pouco nisso, a quantidade de criança no mesmo estado da criança na foto como ele iria ajudar todas elas ?!

      • luluzis Says:

        não custava tirar a foto, por ela no colo e ir ate o bendito campo. Nesse estagio ela iria morrer de qualquer jeito, mas o problema é você olhar e não tentar fazer alguma coisa.

    • Silvio Says:

      De que adiantaria largar a câmera e sair afastando os abutres de todas as crianças do Sudão?
      Pouco resolveria, no máximo teriamos os abutres, além das crianças, morrendo de fome.
      O verdadeiro culpado pela morte dessa criança é o defensor de políticas inescrupulosas.
      O eleitor que vota no “bem na foto e de fala mansa”.
      É o odioso politicamente correto que arruma mil e um impencilios para evitar que o problema cultural, eu digo, “relativismo cultural” de C é R! Se tem alguém fazendo genocidio, tem algo muito errado acontecendo.
      Aquele que utiliza “drogas recreativas”, faz o maior discurso de ser socialmente correto e negligencia que o barato que compra está destruindo comunidades inteiras que em sua maioria são formadas de gente trabalhadora e que se submeter abandidos fortemente armados.
      Aliás, um lugar que não consegue fazer comida consegue fazer armas? Instrumentos sofsticados feitos por engenharia fina? Armas vem de algum lugar!
      É o cidadão que não é cidadão.
      É o ser não pensante.
      George Orwell escreveu 1984 – apresentando o Big Brother (“Grande Irmão”) ao mundo em 1948 – e até hoje ninguém entendeu a mensagem, e é deprimente que a maioria ao ler esse trecho desse texto pensou num programinha de tevê deprimente e de mal gosto.
      O problema é o totalitarismo.
      Ame o grande irmão.
      Vá lá, o grande exemplo de salvar uma única criança e deixar que um continente inteiro se mate na bala, e quem não morrer assim morre de AIDS depois.
      Aposto que pelo menos alguém querido a qualquer um aqui se emocinou com o casamento do principe com a Kate… Alguém já se perguntou de onde veio a grana para tudo aquilo?
      Botar tribo contra tribo, dividir um continente de forma que tribos diferentes. Isso é muito lucrativo e conveniênte.
      Devido a isto penso que o Kevin fez um trabalho espetacular de muita sensibilidade cujas consequencias indiretamente acabaram levando-no a morte. Sem ele a existência e o martírio dessa criança – assim como a de muitas outras – teria passado em branco. Assim, de posse de tal registro, como de muitos outros que denunciam a barbárie diária, o descaso, pelo menos teremos argumentos para constranger alguém que está com a caneta na mão afim de faze-lo baixar a cabeça e arrumar as coisas.

    • Claude Bernard Says:

      Ana, coloque-se no lugar dele. Em meio a milhares e milhares na mesma situação dessa criança, ele usou a única arma que tinha para ajudar – sua câmera fotográfica. Assim, ele ajudou a mostrar ao mundo uma realidade que muitos teimam ignorar.

      • Matheus Says:

        Olha, acredito que vocês estão errados, deveria tentar ajudar sim.
        Se aquela criança prendeu a atenção dele tempo bastante pra tirar a foto, ele deveria ter pego a criança e levado ao posto da ONU.
        Não importa que existiam outras, ele teria salvo aquela, teria feito a parte dele.
        Não da pra seguir um raciocionio de que “se não dá pra mudar tudo, não vou fazer nada”, o caso dele seria um exemplo do correto a se fazer (salvar a criança).
        Só ficar reclamando não muda nada, agir sim tem chance de trazer uma mudança.

  3. Kevin Carter Says:

    Fiz o que pude.
    Na hora fiquei com medo e chocado
    com aquela imagem.Quando avistei aquele ser humano rastejando pelo campo, vi como a situação do mundo está horrível. Eu não conseguia parar de me culpar pela morte daquela criança, então me suicidei.

    • elvina cj Says:

      kevin carter tinha motivo de suiscidio…. a foto e muito chocante….
      cmo e k isto foi postado em 2007 se o kevin morreu antes???

      • guilherme Says:

        e pensar q ele estava andando e so era 1km para encontrar comida enquanto kevin podia ajudar a criança ate o campo da ONU ele foi ganancioso

  4. Breno Says:

    É realmente uma imagem chocante. Não vejo egoísmo na atitude do Carter… só vejo o sentimento de impotencia dele diante de algo tão horrível. E sinto pena dele por nao ter tido forças pra ajudar a criança como deveria ter feito.

    Mas nunca vao saber o que se passou na cabeça dele… afinal… essa imagem custou caro demais pra ele.

  5. Johnny. A Says:

    É foda………sem palavras!
    A foto na minha opnião foi tirada pra amostrar a coisa cabuloza e sinistra que é a porraaa do nosso mundo e as pessoas miseraveis e hipocritas e egoistas que existem nesse planeta sacanna,cruel e imaginal!!!!!

    “DEUS SEJA LOUVADO”SEMPRE!!

    “Volta logo Ô SENHOR”

    • neco Says:

      Notável sua compreensão dos fatos . O mundo é mundo há tanto tempo ~e uns terem tanto e outros tão pouco ou nada é fato ainda hoje. Acha que só um representante (Deus) possa chegar e distribuir à todos ,a renda,capacidade de viver,pelo menos, sem a miséria e FOME ,novamente FOME ,pois temos neste instânte (que vc está agora lendo)FFFOOOMMMMEEE….e ninguem faz nada

      • joao claudio Says:

        eu ja havia visto a foto antes, interessante como karter so acordou pra realidade quando foi criticado, ele estava tao preocupado em conseguir um angulo bom para sua foto( ele conseguiu) que nem percebeu que estava fezendo o papel de abutre tambem, é triste…
        dia 20 de novembro eu e um colega vamos apresentar um trabalho escolar sobre essa foto.

      • Anônimo Says:

        ele agiu sem pensar imagina se deparar com um urubu esperando uma criança morrer para come-la coitado do cara ele se matou de culpa e tem idiotas por aí falando q ele é egoísta e tal’s tudo bem que ele poderia ter pego a criança mas não ia adiantar muito por que aquela criança aparentemente estava só com fome mas ela poderia estar com doenças incuraveis e tal’s

  6. Anonimo Says:

    Hipócritas!
    O mesmo está acontecendo agora lá na africa! Aqui no Brasil também!!
    Vocês que estão criticando estão fazendo diferente?
    Vocês só sabem julgar os outros mas são aves de rapina igual!!
    Eu tenho ajudado com voluntariado e dinheiro…
    Por isso prefiro ficar anônimo!!

  7. Nathalia Says:

    o cara ai de cima tem razao eu reconheço que nao ajudo muuitho
    nao sou rica e alias nem precisa ser pra ajudar ajudo quando posso
    a menina da fothu coitada o cara(o kalvin )se suicidou pra informaçao da ANA Isabel é muito triste isso ele nao ajudou e se matou por causa da depressao da culpa que sentiu depois isso ta acontecendo mtoo msmo é HOrrivel eu tentaria ajudala se fosse comigoh mas sinceramnete nao gostaria de estar em nenhuma dessas situaçoes …

    PUts mtooo HOrrivel

    abraço a todos

  8. Riad Says:

    Bom emcontrar este site e poder desabafar um pouco sobre a foto. Não foi a partir da foto que me interessei pela condição humana, pricipalmente das crianças. Acho que esta imagem resume bem a que ponto chegamos. Tenho sim me sentido deprimido, mas não pretendo me suicidar, pois seria o caminho mais fácil e covarde não incarar isso. Vejo coisas semelhantes próximo de mim. Vejo nossa hipocrisia, da classe média endividada, que se contenta com regimes políticos que satisfazem por nos garantir o direito de comprar dvds, uisques, geladeiras e carros, enquanto crianças não têem o que comer ao longo do dia. A vida está uma merrrrrrrrrrrda!!!!


  9. ser fotografo é uma profissão ardua como qualquer outra, e ainda deixar de registrar uma crueldade dessa seria pior, se ele nao tivesse esperado pra enquadrar o melhor angulo pra foto, voces, eu e ninguém não teríamos acesso essa
    tragédia. O erro dele foi nao ter ajudado,como ser humano. Depois da foto, seria
    ético ajudar. Prá mim essa foto tem um valor maior de todos, que não nem um pouco entre seres da mesma espécie. “O respeito pelo próximo.”

  10. Itagiba Says:

    Tomei conhecimento desta foto anteontem, 02 de Agosto. É difícil separar a imagem da criança da atitude do fotógrafo. Não sei qual é mais miserável, mas o conjunto poderia se chamar “a alma do mundo”: pôdre, egoísta, mercenária. fria… Esta cena acontece dezenas de vezes todos os dias no Sudão, Somália, Etiópia. Pra ser franco, não saberia dizer se a foto teve a intenção de denunciar uma situação ou fazer “humor negro”.
    É muito complicado e doloroso

  11. TATIANE Says:

    ele é um filho da puta….


  12. “filho da puta” são essas dezenas de pessoas que passam aqui para criticar o fotógrafo que não conseguiu sobreviver de sua própria culpa. Quem de vocês seria melhor?

  13. Carnage Says:

    é foda essas coisas, mas a culpa é tambem desse povo que nao para de procriar, é injusto quem tem mais condiçoes pq soube poupar e investir dar para inuteis que so fazem filhos e nao trabalham, esperando ganhar bolsa familia e mandar elas pras ruas ganharem dinheiro, quero mais que se ferrem mesmo. Ajudar os que nao se ajudam é maior perda de tempo e dinheiro. Por isso que acho que eles merecem o que tem, por outro lado, ajudar quem se ajuda é bom e devemos fazer, eu faço, pouco mas faço, tem a minha ex que é muito pobre por exemplo, pobre mesmo, eu continuo ajudando ela, ajudo com mensalidade as vezes da facul, ja dei computador, pq havia trocado o meu, medico de vez em quando eu pago quando ela esta doente, e faço a mesma coisa com um primo meu. faço isso pra eles, pq eles se esforçam, trabalham duro todo dia e estudam a noite para conseguri subir na vida.

  14. Lauraa Says:

    seu filho da mãeeeeee (puta) desgraçadoooooooooooooooooo
    coisa feiaaaaaaaaaa seu gayyyyyyyyy
    beijos e abraços para tiiiiiiiii
    uhauhhuahuauhauhua,
    =]]]]]]]]]]]]]]] :/

  15. Marcos Says:

    Esta é uma foto que não se comenta, lamenta.
    Deus fez o homem…e o homem fez a fome.
    Há comida no mundo para matar a fome da humanidade centenas de vezes.
    Porém, a comida fica nos silos das fazendas agropecuárias, nos depósitos das indústrias alimentícias, nos estoques reguladores dos governos, nos depósitos das redes de supermercados, enfim, só não ficam nos estômagos das pessoas.
    A cena é chocante, cruel, bárbara……Mas real.
    Lícito fotografá-la, de modo a podermos entender essas coisas que disse acima (Há comida para todos)
    Lícito levarmos essas imagens ao mundo todo para, mostrando-as, tentarmos evita-las no futuro.
    O fotógrafo fez parte desse trabalho, mas, como ser humano, pode ter errado em algum ponto.
    Ele mesmo reconheceu isso e acacou com a própria vida.
    No meu entendimento, esse último foi seu único erro.
    Todos erramos, mas podemor consertar.
    Que nossos erros, que não são poucos, possar ser nossos professores de vida.
    ” Vida dura, vida cruel, cada qual com seu umbigo, Uns com muito, outros sorvendo o fel.”

  16. PAULA Says:

    a UNICA COISA QUE CONSIGO PENSA, OU QUER DIZER MAL CONSIGO PENSAR, POIS, SÓ DA VONTADE DE PODER TER ESTADO LÁ PARA PODER AJUDAR A CRIANÇA.IMAGINO A DOR, O SOFRIMENTO DESSA MENINA…

  17. Estevão Says:

    Lamentável
    Não acreditei quando li acima “é foda essas coisas, mas a culpa é tambem desse povo que nao para de procriar, é injusto quem tem mais condiçoes pq soube poupar e investir dar para inuteis que so fazem filhos e nao trabalham, esperando ganhar bolsa familia e mandar elas pras ruas ganharem dinheiro, quero mais que se ferrem mesmo”.

    Lamentável…
    É a lógica do descartável… as pessoas vão perdendo o valor de humanidade e consideram outrem como produto.

    Que erro brutal contra o ser HUMANO.
    Ainda assim, espero que vc não se suicide. Há tempo de sentir arrependimento pelo que disse.

    Urubus somos nós. Todos nós.
    Muito triste…

  18. polyane Says:

    horrivel,tragico e muito triste!!!
    O que podemos falar desse mundo tão dispropocional
    ficamos perplexos em saber que em pleno século 21,
    temos crianças morrendo de “fome” isso e foda de acreditar !!…
    que milhões de pessoas agredita e dão o poder a um “nada”..
    que todos os profissionais tem seu tempo ruim e como disse o amigo.
    ele foi o cara,pra mostrar ao mundo a realidade do mundo!!
    Que pena, que foi de uma forma trágica dele e da criança….

  19. mauro marques Says:

    E LULA E
    E ARLINDO KINALHA VC MERECEM O CEU
    E JOSE DIRCEU
    E MEUS QUERIDOS POLITICOS
    QUE VOCES POSSAO GANHAR MAI DINHEIRO POIS E POUCO O QUE VOCES GANHAO
    NAO E JUSTO VOCES MERECEM MAIS DINHEIRO
    O ABUTRE TEM NOME
    D I A B O ………………..
    ESPERA NOSSOS POLITICOS MARAVILHOSOS………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………DEUS EXISTE!

  20. Claro Aci Says:

    É muito triste saber que existem humanos nesta condição, esta criança foi apenas uma das registrada pelo fotógrafo, que chegou até nós, e as outras onde estão? Sendo devoradas? Pela ganância do homem temos que ver o nosso semelhante rastejar e agonizar por um copo d’água, por um pedaço de pão. Onde está o nosso espírito de solidariedade? Nossos sentimentos? Eu mesmo posso lhes responder, ficam restritos a nosso egoísmo, nosso mundinho onde o que acontece depois da nossa porta não nos interessa. Ver e saber disso é vergonhoso para a nossa raça.

  21. Ulf Raharjo Says:

    when you say it’s ove. Ulf Raharjo.

  22. Mel Says:

    Só posso lamentar e sentir um aperto no peito e questionar:
    Onde anda os direitos humanos? Onde anda o dinheiro das campanhas que é feito todos os anos … Criança esperança e outros mais? onde anda os olhos dos governos mundiais? Só querem fabricar armas para matar inocentes, mas não vêem a decadência da humanidade e sempre estão nos ludibriando quando é época de eleição.`
    É uma pena, em que o mundo se desenvolva tanto, mas a miséria ainda bate à nossa porta.

  23. Lyzzy Says:

    Acho que o Cavin despertou uma reação que todos nós temos em cada momento da nossa vida… Quando passamos por um mendigo e fingimos que não vimos… OU uma criança vendendo ou usando drgoas na rua… Talvez se prostituindo… Afinal… Nós só não batemos uma foto nem ganhamos um prêmio por ela, mas tbm deixamos muita gente morrer… É duro, mas é a verdade… Talvez antes de julgar o próximo, devemos primeiro olhar o que estamos fazendo no nosso dia-a-dia… E aí veremos que esse pobre homem que suicidou não foi o único nem o último a ver uma coisa dessas e não prestar ajuda… Talvez eu ou você fizéssemos o mesmo se estivéssemos acostumados com essas cenas… E aind mais motivados por status financeiro e profissional…

  24. Lyzzy Says:

    Kevin, desculpem-me…

  25. Nivaldo M. de Souza Says:

    Acabo de conhecer a história de Kevin Carter…Por acaso estava ouvindo uma música duma banda de Rock do País de Gales chamada Manic Street Preachers; o nome da música: Kevin Carter. Já tinha ouvido essa música várias vezes, e agora me perguntei, quem seria esse Kevin Carter?. Fiquei supreso quando na minha pesquisa soube quem era o autor dessa foto que chocou não só a mim, como ao mundo inteiro. Sinceramente também não acredito em sensacionalismo ou oportunismo da parte dele ao revelar essa foto pro mundo inteiro e ser premiado por ela… acredito que ela seviu (e serve até hoje) para nos conscientizar do mundo em que vivemos, de como poucos conseguem arruinar a muitos, destruir vidas, acabar com os sonhos de quem morre e de quem vive tambem…

  26. july Says:

    Sinceramente olho pra foto e vejo uma criança doente e cujo o destino final será a morte(paz).
    Queria ver se fosse algum de vós a deparar-se com uma situação dessas. Acredito que em primeiro lugar pensariam nas doenças e perigos de ajudar aquela criança e com sorte alguém faria alguma coisa. Quanto à exposição da foto, infelizmente tem que ser, isto porque se não tivesse sido publicada se calhar não estavamos aqui a tomar uma vez mais consciencia do que se passa no mundo (sim, porque não é só em Africa que se passa isso, olhem bem à vossa volta!!! ).
    Eu não o condeno!!!

  27. Danilo Leão Says:

    “O que me preocupa não é o grito dos Maus, mas o silêncio Bons”

  28. Anna Duran Says:

    Por mais que ele poderia ter ajudado..mais adiantaria ajudar uma, enkanto mil perecem tbm…ajudaria… sim.Mais vc se chocam a ver issu, na verdade todos se chocam, mais quem faz alguma coisa pra mudar esse futuro?.todos os paises estão em crise…mais pq a Africa eh a que mais sofre…eh pq??
    “meu Deus…Deus como issu pode acontecer?Deus ela é só uma criança parada aki na minha frente… o q fazer ? o que fazer Deus…Vc sabe q se pudessemos salvar o mundo , todos o salvaria, mais tem uma coisa que não deixa…não saberia explicar…
    Agora…. mostrarei essa realidade… mesmo que minha vida esteja em risco…
    eu correria com ela pra um hospital o que andiantaria ?teria um fila enorme.. o atendimento seria pessimo, ela morreria nos meus braços, eeu estaria mais confortado pq ela morreu mais eu tentei salva-la…mais me chokei…pense muitu em mostrar ao mundo..em buscar ajuda…vc se chokou vendu as ft…eu me chokei por ver akilo eh sentir na minha pele , nos meus pesadelos,nos meu sonhos sombrios,repitindo me a cada intante..ouvindo sua angustia…
    ouvindo seus choro,,sentindo sua fome, me rastejando tbm pelas ruas da solidão.
    Ela morreu por que não tinha escolha , mais eu preferi acabar com tudo que tinha, minha vida,familia,e larguei indo a um lugar incerto.pq que não aguentava mais me rastejar nesse mundo ego, pq não aguentava mais keimação nomeu estomago, estav fervendo odio dele dele por causa desse do capitalismo.não tinha forças,não foi escolha foi tristeja,então eu parti.”_annadoidona@hotmail.com

  29. Bruno Maia Says:

    EU fiquei em estado de choque com essa foto,,…

    Me sentina necessidade de ajudar fazendo algo por isso criei uma comuu pra tentar tocar as pessoas e mostrar a realidade!

    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=41450378&refresh=1

    Quero ajudar fazendo a minha parte nem que seja um pouco só,..!!

    tentar entender pq as coisas chegam ah tal ponto,,..!!

    “”Eh como uh fotografo disse nao tem como fazer nada diante daquela imagem de terror”” !>>>>!….

  30. Anônimo Says:

    Vcs querem saber..!?o problema eh q nesse mundo alguns só estão preocupados em criticar uns os outros e eh por isso q u mundo estáa assim como disseram sobre a alma do mundo, sim infelizmente essa é a realidade q somos obrigados a viver…nem diria obrigados pois estamos todos sentados nessa mesa de computador sem fazer ndáa a respeito disso naum eah..!?O problema eh a desigualdade social..!enfrentamos isso todos os dias..!naum tenhu mais palavras pra escrever…pq fico indignada com tudo isso..!como todos nós como kevin carter ficou…e por isso paralisado e sem ação sobre a imagem q estava em sua mente e a feição de tal culpaa o levou ao seu suicídio..!Acho q se todos tivessem conciência como acho q quase todos dessa página talvez conseguissimos viver num mundo sem imagens como a tirada por Kevin…as próprias pessoas estão fazendo isso com o mundo e não devemos esquecer de que eh o NOSSO MUNDO..!

  31. . Says:

    A atitude dele isolada não iria mudar nada.
    A foto pode mudar mais, e com certeza fez agir o da bunda na cadeira.
    Ele fez o certo: A FOTO. Errou por ter corrido
    Ser humano é limitado e não aguenta isso.
    ;]

  32. Teles Says:

    Julgar o cara as vezes e muito facil para todos, dificil seria estar no lugar dele, que se sentiu acoado e ipotente a fazer algo naquele momento, lógico que o para nos ver a foto e falar que ajudaria e fácil, só que no lugar deles alguns não teriam força nem para tirar a foto. A conciência pesa numa hora dessa, eu no lugar dele pediria a DEUS forças para ajudar aquela pobre criança que por culpa de muitos estava naquela situação, me coloco entre os culpados, muitas vezes tendo o que comer me recuso a comer dizendo que não gosto, penso que isso que eu não gosto pode servir de alimento para muitas pessoas que não nem ao menos as coisas que eu cheio de frescura não como pq não gosto.

    Deus me Perdoe por Favor!!!!!!!!!

  33. Daniel Lucas Says:

    …eu teria feito o mesmo ke ele!!! manteve o sangue frio pra poder registar o monto e traze-lo ao Mundo!! Ao meu ver ele nao poderia ser criticado, como foi! Ele mesmo se sentiu culpado pelo ke fes, e sofreu com isso!! Ele eh o verdadeiro exemplo de como a raça humana se comporta como o urubu, ker keiramos, ker, nao!! Deixem-se de Hipocresias!! Na Africa, acontecem das piores atrocidades e violaçoes aos direitos humanos!! E muitos sabem ke nao há ajuda externa ke reverta a situaçao. Foi eticamente correto, ele ter afastado o urubu depois de tirar a foto, pois estava a ver um membro da sua especie entrar na cadeia alimentar dakela natureza, so ke desta ves, como presa… Socialmente falando: o ke ele fez foi interferir com o acontecimento normal dakela regiao. Pk axam ke akela menina estaria ali?? Kem vos garante ke mesmo ke ele tivesse ajudado a menina ela iria se salvar??? Seria mto mais provavel ke, mesmo depois de toda ajuda, a menina acabasse por voltar akela situaçao!!Ela e outras tantas passoas de todas as idades ke sofrem e morrem de fome em África e no Mundo, sem seker termos real noçao disso! Viva a Fotografia, seja kual for a situaçao!!!
    Dito isto… Como ajudar os povos na miseria???? …axo ke essa ajuda tem de partir deles mesmos…
    …axei particularmente interessande, numa campanha de doaçao de alimentos e material de escola para a Africa, promovido na minha antiga escola, kuando me deparo ke no deposito das doaçoes havia um livro sobre economia… de inicio axei estupido, kem iria se interessar?… mas nao tardou e comprendi a mensagem, ke me deixou sensibilisado…
    Ja oviram falar ke:
    “keres contribuir para diminuir a fome? nao des comida, da uma cana de pesca!”

    Eu tiro o meu chapéu para o Kevin Carter

  34. Carlos Gagliardi Says:

    é, todo mundo comenta, lamenta, e daqui a cinco minutos já estão pensando qual roupa ou sapato novo comprar para impressionar os outros.
    Acho que o mundo devia pegar uma praga e matar todos os seres vivos.

  35. Mourão Says:

    SOMOS IGUAIS A ELE QUANDO APEDREJAMOS E NÃO AJUDAMOS. PRIMEIRO OLHEM NO ESPELHO E DEPOIS DIGAM ALGUMA COISA.

    MOURÃO

  36. Andre Luiz Says:

    Cada um que vem ao mundo tem sua tarefa, a de Kevin era a de tirar esta foto, más não de atentar contra sua vida.
    A nossa, carregamos dentro de nós, por isso, temos que em algum momento de nossas vidas, parar por apenas alguns minutos, olhar para nosso interior, e nos perguntarmos, qual é a minha missão?
    Muitos de nós temos o poder de mudar pequenas coisas, más ao final se somarmos estas pequenas coisas, acabrão por se tornar grandes gestos.
    Temos apenas que começar, não importa a quem ajudamos, e sim como ajudamos.
    Esta foto, ao contrário que muitos pensam, não representa a alma do homem, niguém é assim, tão ruim que veja o sofrimento alheio e não se comova, em alguns momentos, o desespero e o sentimento de impotência nos assustam, más não podem nos remover o sentimento de solideriedade, o bem reside no mais profundo de nossa existência, daí a necessidade de reflexão.
    Nada de julgarmos, não estamos aqui para isso.
    Está na hora de pensarmos,e nos perguntarmos “O QUE EU ESTOU FAZENDO PARA MUDAR A SITUAÇÃO?”

    Tenham todos um ótimo fim de ano, que Deus lhes abençoe, e que possa perdoar nossas fraquesas.

    PS: Façam a diferença neste natal, ao invés de fazer a ceia de natal para quem já tem o que comer, que tal fazer para quem nada tem, olhe ao seu lado, seu irmão precisa de vc.

  37. marcelo Says:

    EU li varios comentario,mas eu quero q todos vcs reflitam,ninguem precisa concordar comigo
    mas….. todo eu vejo essa cena,no meu trabalho, na minha rua,nas praças,nos sup mercado,
    e o q eu posso fazer pra mudar,eu preiciso construir uma estoria,estoria essa q possa mudar o pensamento de pessoas
    q se acham donas da verdade,q verdade?essa verdade do poder absoluto (eu posso tudo)e esse meu objetivo
    eu quero q todos saibam da importancia q temos,a menina da foto infelismentese foi, se eu ficar comentando da foto num
    vai adintar nada, mas eu preciso saber da minha importancia,como ser humano,eu posso ir a AFRICA mas eu posso começar
    a minha missão dentro da minha casa, na minha rua,quantas fotos KEVIN não tirou até chegar nessa foto? derrepente ele
    descobriu q seria fotografo tirando foto da sua famila,da sua rua ate q chegou a onde chegou,um dia todos nos seremos
    reconhecido,mas,,,,, nunca espere por esse dia deixe q ele chegue por si propio, quer mudar,comece mudendo vc e a melhor
    maneira de mudar o mundo , e qem sabe assim acabaremos não so com a fome mas ,,,,, a verdadira fome q existe dentro de nos , a fome de DEUS esssa fome, e a maior fome do homen, acabando com ela,eu tenho carteza q crianças como essa menina
    viverão ,e muito DEUS abençoe vc q vai ler esse comemtario ,uma abraço um forte abraço ass:marcelop_paula@hotmial,com

  38. Nilda Carvalho Says:

    Quantos nos se passaram depois dessa foto?
    Quantas vezes mais já vimos casos como esse?
    E quantas vezes mais ainda teremos que ver?
    Enquanto o homem não tiver Deus em seu coração, como prioridade, ainda veremos muitos seres humanos passando por essa situação.
    Lamentável!

  39. Nilda Carvalho Says:

    CORREÇÃO:
    Quantos “anos”…

  40. Roberto Says:

    Filho da puta eh vc sua vagabunda, quem eh vc pra julgar o kara, vai tu pra guerra na Africa. ai tu vai ver o q eh bom. tu jah viu uma bala 7.62 passar a 2mm da tua kara sua baitola, tu tem essa força toda na lingua sho pq come todo dia sua VACA.

  41. Maria Says:

    Julgar e criticar é oq melhor sabemos fazer!!atitude: sequer sabemos o conceito, muito menos ter…falo por mim, falo por todos os hipocritas que dizem fazer diferente…no entanto, somos todos os mesmos mesmos ignorantes e mediocres que diante de uma imagem dessa simplesmente desliga o computador, coloca a cabeça no travesseiro e dorme…e o pior, ha quem critique o fotografo…se colocar no lugar de outro é muito comodo…mas somos dotados de tamanha incapacidade, incompetencia e burrice que nem na nossa propria vida conseguimos sair da merda…e assim sera enquanto nao sairmos do protocolo…fazer faculdade pra ter um canudo, no entanto, ser a incompetencia em pessoa!!entao, me pergunto: oq sabemos fazer de melhor?criticar, julgar e REPRODUZIR!!!

  42. sheila Says:

    Voçês estão vendo!!!!!é isso que a ganan ça do homem faz é isso que o dinheiro se torna,
    È apenas uma criança ,que não tem nada a vê com a disputa de poder de alguns,e é nela que reflete as consequências
    de pessoas que visam só o lucro,depos vêm essas imagens e colocam a culpa em DEUS,è facil coloca a culpa em DEUS pos ele é o todo poderozo,mas esquecem Que DEUS por amor a a cada um de nós deixou o livre arbitrio….. se cada um pudesse penssa antes de fala que faz qualquer coisa por causa do dinheiro ,as consequências podem refleti em outras crianças,eantes de colocarem a culpa em DEUS vêm dentro de si e dai vâo acha o culpado!!!!!!!!

  43. Jose Liber Gimenez Rampoldi Says:

    Na verdade nao existen mais culpados do que nois ,somos nois que votamos ,aprovamos e levamos nossos politicos ao poder ,e eles com ese poder que sega terminan destruindo o sonho da raca humana ,e culpa nossa de mais ninguen,somos nois que permitimos que eles continuen nos robando,a libertade,a saude ,e o aprendizado ,somos nois que ficamos na frente do computador nos lamentando por uma tragedia destas,mais e eles porque permitimos que eles continuen destruindo o mundo como um todo ,o que tem diferentes nossos governantes ?o que os torna donos da verdade ,cuando sabemos que eles dificilmente a tem,o que os torna donos da riqueza de uma nacao cuando muitas veces nao saben facer uma simples conta de dividir por 4 cifras .Gente este tipo de aberracoes continuaran acontecendo ,e cada dia com mais frecuencia ,ate o momento de que possamos entender que o modelo politico do mundo e uma formula totalmente falida ,mais nao e uma formulada inventada por DEUS e sim por nois ,esta totalmente errada ,sera que ninguem percebe o e mais facil disimular a realidade e jogar as culpas em Deus ,ou em pessoas que nao tem ninhum tipo de instrucao,sera que o que se gasta em gerras,em transporte com fernandinho beiramar,para ele depor na frente de policiaes e juices mais corruptos do que ele nao serviria para aliviar a dor da fome de milhoes e milhoes de pessoas ,sera que o que o PATIFE do renan calheiros roubo nao dava para facer alguns centos de alogamentos para essas pessoas ,o que se gastou para treinar ,e agora tentar capturar bim laden sera que nao daria para comprar um litro de leite para bilhoes de pesoas.Preisamos pensar melhor no nosso futuro ,de continuar assim o retrato de nosso filho podera ser clicado perto de algun urubu por outro fotografo.
    gimenezrampoldi@gmail.com
    Jose Gimenez (disculpen meu portonhol)

  44. Gabrielle Says:

    Fico triste com tamanha ignorância do comentário 14. Neste mundo tem pessoas q trabalham e conseguem subir na vida pq tiveram oportunidades q lhes favoreceram. A situação das pessoas paupérrimas, tanto em países africanos, como tb no Brasil, ocorre pq estas pessoas não têm oportunidade na vida. Assim, estas pessoas acabam sendo rotuladas de “preguiçosas”, “desinteressadas” etc. Ou então a culpa acaba sendo dos fatores climáticos q não favorecem o cultivo de plantações q seria um meio de subsistência p/ elas. Mas tudo isso é tb culpa do capitalismo, que come e cospe isso. Ou seja, vive disso. Os ricos ficam mais ricos, e os pobres, mais pobres. Por outro lado, nós somos tb culpados, uma vez q olhamos p/ estas pessoas como incapazes. Isso mesmo! Olhamos para essa gente e logo pensamos: “Nessecitam de solidariedade!”. E é esse nosso pensamento q ajuda a manter essas pessoas como dependentes do auxílio dos outros. Na verdade não deveríamos pensar assim, pois dessa forma, eles (essas pessoas pobres) serão sempre vistos como subalternos e incapazes. O certo seria olharmos para eles e ver q são capazes de trabalhar e lutar pelos seus sustentos. Basta para isso, q a ONU e as demais autoridades políticas governamentais parem de levantar a bandeira da solidaderiedade e criem condições iguais para todos. Pois enquanto a gente viver pensando assim, que o mundo necessita de solidariedade, vamos continuar mantendo a idéia de q no mundo existem pessoas subalternas, pobres coitados subordinados à ajuda dos outros. E isso é ruim, pois, lançamos nossos olhares de inaptidão a estas pessoas. Assim, se damos comida, eles têm comida, se não damos, têm fome. E onde ficam suas próprias capacidades de luta por sobrevivência?? Em nossas mãos. E é devido a essa falta de conscientização de igualdade q se perpetua suas incapacidades. Pois a solução não é a solidaderiedade, conforme eu já disse: a solidariedade faz gerar um olhar de subalternidade. E assim se perpetua a fome, onde os famintos são vistos como subordinados.

  45. Alex Says:

    Muito fácil pensar no que ele poderia ter feito, isto não cabe a nós julgarmos, mas sim a ele quem estava lá.(e acho que ele o fez , sendo inclusive frágilizado a ponto do suicídio)
    A nós agora, cabe observarmos os frutos de toda essa história.
    temos:
    *Uma criança fotografada a beira da morte (algo não muito comum de se ver)

    *Uma ave de rapina a espera da morte da criança para se alimentar. (segue a sua natureza)

    *Um fotógrafo que se suicidou por não ter salvado a vida da criança que supostamente morreu. (espero que Deus tenha enviado um outro observador com mais atitude para salva-la)

    *uma carta de suicídio. (que é a prova do arrependimento do fotografo)

    e ainda assim, as pessoas (inclusive as desse tópico) se preocupam mais em acusar, julgar, bater martelos, que em ajudar na divulgação do fato. Aquela não foi a última criança a morrer por egoismo, descaso, maus tratos. Crianças estão morrendo agora. e você… o que está fazendo?
    Não precisamos ir tão longe.
    Quando vc se droga e sustenta o tráfico na favela, crianças estão morrendo!
    Quando vc vota no político corrupto, crianças estão morrendo!
    Quando enche a kra de alcool e vai dirigir, crianças estão morrendo!

    Nossa Africa é aqui…
    urubus existem aqui…
    crianças sofrendo existem aqui!!!
    Por que olhar tanto pra vida de um fotografo estrangeiro, que foi na Africa e depois se matou se temos os msm casos aqui(em escalas diferentes é claro).

    Quero deixar bem claro que tudo isso serve também para mim que vi essa foto hoje pela primeira vez e estou me comromentendo comigo msm em tentar conscientizar pessoas sobre o fato.

    Grande abraço!!

  46. Jacque Says:

    Não sei se mais sentí dó ou angustia diante da foto, mas sei que sentí repugnância de alguns dos comentários acima: “acho que eles merecem o que tem”… Podemos mesmo nos colocar na situação de julgar o que cada um mereçe? não, nós não podemos.
    O que somos além de frágeis imperfeitos? O que nos garante nunca passar por uma situação tão ruim quanto a da menina fotografada? Quantos revezes financeiros pegam as pessoas de toda uma nação de surpresa? E quantas vezes vemos pessoas inocentes sofrerem? Quem mesmo nos garante que isso não ocorrerá conosco? A única garantia que temos é que sustentamos nossa fragilidade em meio a um mundo doente.
    A dó que sentí não me torna mais nobre que aqueles q nada sentiram diante desta fotografia da miséria humana. Minhas ações é q devem expresar o tanto q me tocou a foto e o tanto de humanização que habita em mim.
    Que tenhamos força pra diariamente engolir porções de desgraça que nos são ofertadas.

  47. Elaine Says:

    Triste é ver tanta gente criticando e até julgando a atitude do fotógrafo lá na África, e cometendo coisas iguais ou piores do lado de cá.

    Missões para ajudar quem precisa não se faz só com as mãos dos que enviam dinheiros e donativos, nem só com os pés dos que vão. Mas também com os joelhos dos que oram.

    Você tem orado para que Deus quebre cadeias e mude histórias tão deprimentes quanto essa nessa foto?

    Orar não custa nada e resolve muito!!!


  48. e uma cena triste de se ver mas essa e uma dura realidade da africa e de outros paises que vivem esse mau chamado fome…..
    que infelismente o capitalismo selvagem mata todos os dias
    esse fotografo apartir do momento em que deparou com tal situaçao e nao fez nada pra ajudar essa criança ele com certesa iria cair nessa terrivel depresssao mas ele foi cincero consigo mesmo fazendo tal declaraçao……………

  49. Lucília Says:

    Que dizer de tamanha DOR que se sente quando olhamos uma foto destas ?
    Que pensamento nos afloram na mente ? Que fazemos nós quando à nossa porta nos deparamos com imagens semelhantes ? Desemprego, fome, doença, e tantas DORES sofridas que sempre as achamos dores dos outros e não nossas !!!! E nós que fazemos ? Merecemos melhor sorte ? Quem nos dá o direito de julgarmos que merecemos melhor ? Quanta dor meu DEUS !!! Tu Senhor dás-me o SABER para que eu o possa colocar à disposição da humanidade ! E eu que faço ? Dás-me a CAPACIDADE de VER, OUVIR, FALAR e eu que faço com todas essas graças ? Peço-te Senhor ajuda-me a colocar todas essas graças ao serviço dos HOMENS!!!E que consiga ter a coragem arrojada da denúncia de tudo que é ERRO!!!Se todos começarmos a ter preocupação pelo ser humano que vive junto a nós…tudo será diferente ! Vamos todos (alertados pela reação que nos provoca esta foto) estar mais atentos ao ser que DEUS coloca no nosso caminho e que precisa de ajuda…(material ou não…) Façamos deste mundo um NOVO MUNDO capáz de ser respirável e que todos possamos um dia dizer : OBRIGADO SENHOR POR TERES DADO A CAPACIDADE AOS HOMENS DE SE OLHAREM COMO IRMÃOS ! AJUDA-NOS A TRANSFORMAR ESTA “VIDA” QUE É PASSAGEM, EM ALGO QUE NOS ORGULHEMOS DE VIVER E SINTAMOS QUE TODOS SOMOS FELIZES PORQUE DEIXARÁ DE HAVER FOTOS COMO ESTA, PORQUE SIMPLESMENTE NÃO VAI HAVER LUGAR PARA ISSO E VIVEREMOS EM MAIOR FELICIDADE JÁMAIS SONHADA, EXACTAMENTE COMO NOS PROMETESTE E DESEJAS PARA TODOS OS TEUS FILHOS !!!
    Certa que todos os que aqui são capazes de ler vão concerteza modificar as suas vidas para assim todos sintamos a grande presença de DEUS num agir mais humano, fraterno, amigo, acolhedor e sobretudo mais atento ao outro…

  50. samuca Says:

    minha filha fez quatro meses agora.

    muito chocado e triste ao ver isto.


  51. As vezes julgar as pessoas é facil…
    Colocarmos no lugar dela só em suposições é facil tbém..

    “Agora quero ver na vida real”.

    Não só ele, mas muitas vezes fazemos ou deixamos de fazer
    coisas pelas quais, depois nos arrependemos…

    Afinal somos humano…

    Agora imaginem vc diante de uma situação dessas, vc poderia
    muito bem se sentir acoado.

    E derrepente não fazer o que deveria ser feito..

    Não acho que ele foi egoista. só foi fraco..
    fraco por não ter forças para ajudar essa criança,
    fraco por cometer suicidio,
    fraco por se entregar a depressão.

    E tabmém não acredito que todos nós estamos preparados
    para encarar o sofrimento de perto…

    *\*\* Paz e Amor */*/*

  52. Fernanda Says:

    As vezes eu quero morrer or coisas inuteis situações que podem ser corrigidas me acho uma tola por ver essa cenas chocantes e ver que em outros paises eles precizam mis das coisa do que a gente comida e outras coisas, que bom que agora eu vou aprender dar mais valor as coisas que tenho dentro de casa estava eu reclamando de boca cheia sem palavras.

  53. Paty Says:

    Pessoal, o que eu já vi de merda trabalhando com fotojornalismo, é muito pouco perto do que Carter viu. Criticá-lo é muito fácil, Carter quis simplismente mostrar o que todos nós não queremos, ou fingimos não ver. Não considero a foto sensacionalista, apenas considero que somos hipócritas de não querer ver a verdade dos fatos e não fazer nada para tentar mudar, que seja um pouco, a triste realidade do mundo.

  54. ronaudo Says:

    com tota certeza,a morte dele foi menos dolorosa, do que a da criança………….

  55. jonatas Says:

    o motivo do suicidio,imfelizmente não foi o fato de não ter ajudado aquela crinaça.
    e sim por esta sofrendo pressão psicologica da sociedade portanto qualquer ser humano
    ou que se diz humano passar por uma situação dessa e não ajudar não merece viver por q é simplesmente um inutil capitalista

  56. michelle Says:

    A foto é realmente chocante, pena que o homem não consegue voltar ao tempo para poder mudar algo, se pudesse a história
    da humanidade seria outra. Kevin Carter não poderia ter voltado ao tempo para ajudar aquela criança. Se ao invés da força
    que ele alimentou a depressão ele tivesse alimentado a vontade de ajudar ao próximo muitas coisas ele poderia ter
    feito em prol da humanidade, más como eu disse o tempo não volta atrás e ele suicidou-se e as fotos estão aí para podermos olhar
    e lutar para que não mais crianças morram de fome. Não só na Africa más em todos os continentes.
    Suicidio não vale apena, afinal morto não age.

    Talvez muitas pessoas estão vivas-mortas, vivas porque respiram más mortas porque nao tem ação.
    vamos ajudar ao próximo!!!

  57. MONICA Says:

    O motivo do suicídio pelo q entendi nao foi a foto, mas sim a total falta de grana, até mesmo pra pagar o aluguel. Tanto q ele demorou um ano pra se matar! Filho de uma puta!

  58. ANTONIO Says:

    acho mto triste…e isso ta acontecendo agora nesse exato momento a diferença e que ninguem ta tirando fotos,mas o fotógrafo errou!e ja pagou.quanto vçs q criticam e naum fazem nada pra ajudar…(pois se vç procurar ai no seu bairro vai encontar alguem precisando)é facil dar opinião mas com a barriga cheia!

  59. kezia Says:

    isso tudo é mto triste mesmo!e tem mtas criancas morrendo de fome aqui mesmo no brasil…nesse caso os governates tem mta culpa,comtanta corupção!qto a foto o cara foi egoista pqe naum ajudou a menininha?naum!ele preferiu a foto para a matéria dele,e esse naum foi o motivo do suicidio dele!um ano depois é mto tempo mas agora sera q ele ta no céu?????????

  60. Marcus Vinicius Says:

    Criticar o cara que se matou é fácil, o fato dele ter tirado a foto apenas e não ajudar a menina tem que ser refletido, ajudar uma criança que já está a beira da morte por obra não dele (fotógrafo) mas sim dos Políticos! Tem que ser levado em conta que ajudar uma criança naquela situação seria o mesmo que não ajudar,pois, o destino dela já estava traçado pelos efeitos da fome, se esta menina está viva hoje com certeza ela tem problemas oriundos da desnutrição que sofreu quando criança, pode estar “vegetando”, portanto deixemos de tentar bancar “Deus” para julgar a culpa ou não do cara e vamos tratar de evitar que esse tipo de coisa (um ser humano definhar sem comida)aconteça novamente. Que tal começarmos a evitar o desperdício de comida e água, que tal fazer algo na sua vizinhança, no seu bairro, na sua cidade?

  61. Cleoman Porto Says:

    Kevin Carter ao revelar essa fotografia para o mundo, nos remete à reflexão de qual será o valor da vida. Será que crianças como estas da foto, os idosos e crianças abandonadas pelo mundo afora, foram predestinadas a esse fim determinista, ou tudo isso é fruto das injustiças desse sistema perverso, das políticas do governantes, de uma realidade universal em que só tem o direito de viver somente os endinheirados e abastados de todo o planeta? Pra onde será que vão as verbas nos países dito emergentes, dos países pobres da América Latina, da Ásia, da África para que as pessoas pudessem viver com mais dignidade e ter direito, não apenas a respirar o ar (porque ainda existe para todos), mas também ter direito a sorrir por estar feliz. Quando os governantes tiverem a vontade política para se sensibilizarem com a vida, talvez possamos um dia, a imaginar que uma foto como esta, possa fazer parte de uma passado e não da realidade cotidiana de milhões de seres humanos abandonados por todo esse planeta

  62. Cleoman Porto Says:

    Kevin Carter ao revelar essa fotografia para o mundo, nos remete à reflexão de qual será o valor da vida. Será que crianças como estas da foto, os idosos e crianças abandonadas pelo mundo afora, foram predestinadas a esse fim determinista, ou tudo isso será fruto das injustiças desse sistema perverso, das políticas dos governantes, de uma realidade universal em que só tem o direito de viver somente os endinheirados e abastados de todo o planeta? Pra onde será que vão as verbas nos países ditos emergentes, dos países pobres da América Latina, da Ásia, da África para que as pessoas possam viver com mais dignidade e ter direito, não apenas a respirar o ar (porque ainda existe para todos), mas também ter direito a sorrir por estar feliz. Quando os governantes tiverem a vontade política para se sensibilizarem com a vida, talvez possamos um dia, a imaginar que uma foto como esta, possa fazer parte de uma passado e não da realidade cotidiana de milhões de seres humanos abandonados por todo esse planeta

  63. ANA CAROLINA Says:

    eu nao sei oq falar sobre essa foto.
    só sei dizer que a situaçao dessa garota é muito triste..axo que o fotografo tirou essa foto para mostrar a ealidade que estamos vivendo..

  64. WALTERLIM RODRIGUES DOS SANTOS Says:

    Até hoje tiramos fotos como aquela, quando digo nós, refiro-me a humanidade. Talvez, como fez Karten, os serem humanos estajam caminhando para o suicídio em massa. Pois, todos os dias fomos testemunhas de fotos como aquela e não fazemos nada. Talvez, o dinheiro, hoje, tenha substituído o amor que deveríamos ter por nossos semelhantes.

  65. Liérgina Martins Says:

    Qndo essa foto foi tirada eu tinha apenas 4 anos. E hj, pela 1ª vez vi essa foto na sala de aula da faculdade. Fiquei perplexa, chocada, triste… não sei, houve uma mistura de sentimentos.
    Passa pela minha kbça: por que ele não tirou a foto e pegou a menina nos braços, levando-a para o campo de alimento da ONU? Por que não pediu ajuda a alguém?
    Minha professora disse que os jornalistas q cobriam matérias ali eram proibidos de tocar nos moradores, porque eles poderiam pegar alguma doença ou coisa parecida.
    Mesmo assim, há momentos que o ser humano age por instinto, impulso, para salvar uma vida. Por mais q eu tente não consigo entender e imagino o desespero de Carter ao receber o telefonema dizendo q ele havia ganhado o prêmio mais cobiçado, o pulitzer, por tirar foto de uma criança à beira da morte sendo preitada por um urubu.


  66. [...] estava em exposição em Paris a famosa fotografia de Kevin Carter no Sudão em 1993 premiada com o Pulitzer de 1994, mas parece que os Franceses e boa parte do mundo já se esqueceram da cena que revelava ao mundo que a solução dos problemas [...]

  67. Gustavo Says:

    Fácil!!!
    Muito fácil julgar o fotografo. Mais quantas vezes não fazemos coisas piores,
    somos abultres, ao negar um prato de comida a alguem que bate a nossa porta!
    Mais Jesus esta vendo e disse ele, ” ai daqueles que maltratarem os meu pequeninos”.
    Nós seres humanos somos o cancer do mundo!

  68. Ilca Dias Says:

    Carter suicidou-se por culpa?Ora,só em consumir o qe as mãos escravas naquele Continente produz já nos faz bastante culpados, não acham?Toda aquela miséria é culpa de nosso consumismo!Para termos luxo e conforto muitas crianças na Africa,China e Brasil estão morrendo de fome.Fome de tudo,de educação,de falta de alimentação, saneamento e saúde pública!A culpa é de todos nós.A começar por nós pobres.Qe achamos bonito ser rico e aceitamos os açoites da classe média alta e classe alta!BASTA!

  69. Matheus Says:

    Aos criticos, eu vou dizer o que eu acho, ele tirou a foto para mostrar o mundo, a realidade que nós vivemos, e não para o seu sucesso e não para ganhar premios.

    E concerteza eu acho que ele sim tirou a foto e depois ajudou a menina, e ele se matou pois tinha muita pressão sobre ele, as pessoas estavam contra ele e aquela foto estava na cabeça dele.

  70. Bárbara Lis Says:

    Não cabe a nos meros humanos julga-lo, cabe a nos tentarmos reverter o quadro.
    Ele não podia fazer nada pela criança, ela poderia estar enfectada ela ja estava na beira da morte, talvés ele ajudando poderia morer meses depois e não esperar um ano para suicidar-se.
    Devemos ter essa foto como lição para mudarmos de opinião e parar de julgar, como disse a Lucielma Dias, nos não estamos preparados para ver essa cena, ja que nos chocamos com apenas uma foto imagine ve-la em cores vivas.
    Sejamos um pouco realistas ninguem faria diferente. Somos humanos imperfeitos.
    Só Deus poderia salvar a quela criança.

  71. Bárbara Lis Says:

    Não cabe a nos meros humanos julga-lo, cabe a nos tentarmos reverter o quadro.
    Ele não podia fazer nada pela criança, ela poderia estar enfectada ela ja estava na beira da morte, talvés ele ajudando poderia morer meses depois e não esperar um ano para suicidar-se.
    Devemos ter essa foto como lição para mudarmos de opinião e parar de julgar, como disse a Lucielma Dias, nós não estamos preparados para ver essa cena, ja que nos chocamos com apenas uma foto imagine ve-la em cores vivas.
    Sejamos um pouco realistas ninguem faria diferente. Somos humanos imperfeitos.
    Só Deus poderia salvar aquela criança.

  72. Manuella Says:

    Nossa esse cara é um miseravél tirou a foto da criança mais naum ajudou ela que tipoo de ser humanoo ele foi hein?

  73. Fleaker Says:

    seus fila da puta principalmente esse ai acima, só sabem julgar mas se estivesse lá, faria o mesmo. parem com isso seus hipocritas imbecis. a foto choca, choca mas serviu pra sensibilizar o homem e ajudar quando se deparar com uma situação fazendo diferente do fotografo. A foto valeu, o fotografo nos ajudou(pelo menos a quem entendeu).

  74. Paulo Says:

    Sra. Bárbara Liz, diga-me de que que a pobre criança poderia estar infectada!! De fome de certo!! Pois só se for disso. A causa da desventura da pobre menina é a fraqueza devido à desnutrição, falta de comida, fome mesmo!!.. talvez vermes também. Não posso julgar o fotógrafo. não sei o que eu faria no lugar dele. Ele mesmo se julgou e deu-se a sua sentença. O que me entristece é que ainda hoje há pessoas que preferem fotografar ou filmar a desgraça, ou até a morte, de alguém e ganhar dinheiro e fama com isso em vez de prestar socorro. Este fato representa bem os valores atuais da nossa sociedade. Infelizmente a vida e a integridade do próximo não vale muita coisa. sykokh@gmail.com

  75. Anita Says:

    é realmente inaceitável em um mundo com tanta tecnologia, com tanta informação, ainda há SERES HUMANOS morrendo de fome. simplesmente inaceitável

  76. vania e tainara Says:

    esta cena e muito triste .Mais na verdade e a realidade infelizmente!!

  77. gabriel Says:

    oq ele fez foi ruin más essa eh a realidade.duvido si a maioria que estao julgano ele ajudaria a criança todos fazeriam oq ele fez e dps fikriam com peso na conciencia.duvido que a maoria aki quando ver uma pessoa pedindo leite e um pao pra tomar cafe da manha duvido que eles ajudam.e falão que o fotografo foi errado qm aki nunk fez nada de errado an? todos nós fazemos coisas de errado todos os dias entao nao podemos criticar o fotografo.unica coisa que podemos fazer eh pedir a deus que ajude essas crianças que passa fome.deus nus ajude a ajudar essas pessoas abrss a todos vcs .

    • rafael Says:

      porque os evangelicos não mudão a africa como nós catolicos mudamos o Imperio Romano eles deveriam ter esta foto como exemplo pra evocar o DEUS e mudar pois eles so curam caroços na televisão.

  78. amanda Says:

    essa foto e muito chocante ,ele tava erra do mais se arrependeu,fiquei com pena da menina. não acho que a vida e uma droga pois se fosse
    aquela criança não estaria lutando pra viver, por enquanto que muitos dizem isso crianças, adolescentes e até adultos lutam pr sobreviver.

  79. Pedro henrique Says:

    Poderia ter tirado a foto e em seguida salvar a criança.Mas deve-se pensar também nas varias vezes que nos fazemos isso no nosso dia-a-dia e depois jugá-lo pelo seu erro.

  80. rafael Says:

    è sinismo mais o capitalismo mata feito o vírus da aids, isto é a foto do capitalismo na india todos tem dirito em seus templos a tres pratos de comidas por dia comida comida comida nos temos comida e quem não tem devemos dar comida é o minimo é o que a foto representa, sempre o pano de fundo da questão educacional é a economia.

  81. fillipe Says:

    Que foto é essa,me da uma tristeza no fundo do peito.Meu DEUS como isso pode acontecer….

  82. Aline Says:

    Tipo eu vi essa imagem lá sala de video na escola deu mó do só que acho que o fotografo fez oque deu…
    Se coloquem no lugar dele né :/

  83. denyse Says:

    que deus esteja ao lado de keven pois nao jugo mais adimiro o seu trabalho,pois a vida de uma menina e dele valeu para nos abrir os olhos que deus perdoe

  84. thaynna Says:

    nossa essa foto e muito triste
    todos ao vela tem uma reaçao ruim
    pois retrata o sofrimento de uma criança
    e incrivel so assim vemos q ñ somos nads mesmo aqui
    para uma criança tão peqna ter q passar por isso dai.
    uma menssagen a vcs
    ame sua vida e curta o max pois
    vaja como ela e pqna!!!!!

  85. Andressa Says:

    meus deus muito chocante essas fotos.isso nos faz refletir pensar nos nossos filhos passando fome ficando ao relente dessa maneira.as vezes fico pensando porque Deus nos deu vida para muitos sofrerem desse jeito.vi essa imagens por um video na mandado por uma amiga fiquei sem reação,com uma angustia enorme no peito.

  86. waine Says:

    bom pessoal pois eu acho q o fotografico e muito safado deveria ajudar a crianca n pensa no suseso dele voceis podem nem gosta da minha opiniao mais e o q eu acho chocante ele estar do lado da crianca e n ajudala

  87. william santana Says:

    Eu jamais julgaria ele por ter tirado essa até fotografia porque é uma forma de denuciar mas segundo ele mesmo,não ter forças para ajudar uma criança nesse estado a chegar até a comida,foi muita coverdia dele.Ele tinha mais era que se matar mesmo,diante de tamanho falta de atitude

  88. Daniela Says:

    Infeslimente é a nossa realidade!
    Que ninguem se importa!

  89. Rainifer Says:

    os nossos governantes curruptos e de todas as nacoes que enchem o bolso com dinheiro publico e todos dessa midia que exploram a imagem e o sofrimento das pessoas necessitadas deviam colocar a mao na cabeça e tomar uma atitude como a de kevin carter …………..

  90. manuela Says:

    eu não gostei desse fato é muito triste
    meu deus sera que a mãe sessa pobre
    crianca ñ tem coração se enjiste ne
    a mãe/??/ que pena meu deus
    porue alguem que viu esta foto ñ ajudou
    esta pobre criança….

  91. joice Says:

    Essa foto e muinto triste eu não
    gostei serra que essa pobre crianca
    tem familia coitadinha ficou
    vogada no lixo se não aquele homem
    para assustar o urubu tinha comido ela
    não gostei é muito triste…..

  92. flavia Says:

    nossa que abissurdo pobrizinha da criancinha
    sera que ñ tem mae nem familia ?????
    meu pai o mundo esta perdido mesmo
    sera que ninguem tem coracao
    nessa terra jesus……..

  93. ione Says:

    quebra meu coraçao de ver esse pobrizinho nessa situaçao da vontade de chorar
    se eu podesse fazer alguma coisa para essa criançinha
    ser feliz de uma vez por todas…

    • Sergio Gomes Santana Junior Says:

      e não sei nem se algum de nós poderia mos ter feito algo para essa criança mais sei de uma coisa que nós podemos fazer algo para que o sofrimento dessa criança não tenha sido em vão e só fazer mos nossa parte. quero te perguntar uma coisa você. por acaso já se deparou com algum mendigo na rua? o que você fez? espero que tenha feito algo por que se não você vai conseguir ser mais um fotografo.

  94. jose mário b vieira -df Says:

    é nessa hora que eu penso que DEUS não existe, ou pelo menos não é justo… o que poderia ter feito essa criança para merecer tamanho sofrimento?

    • Sergio Gomes Santana Junior Says:

      .

      • Sergio Gomes Santana Junior Says:

        as vezes pessoas nascem pra marcar a vida de outras e foi assim que aconteceu com essa criança ele teve um papel fundamental na vida de que viu essa reportagem ela serviu pra mostrar como esse mundo esta hoje e ate que ponto o ser humano pode chegar. eu penso assim se Deus permitiu que essa criança passasse por isso a culpa e inteira nossa por que tente ver por esse lado pra Deus ter que deixar essa criança passar tal sofrimento e por que realmente nos não estamos sendo dignos de sua dádiva que e a vida por isso ele teve que mostrar a miséria dessa forma por que se fosse com um adulto surtiria o mesmo resultado???? as vezes nos só entendemos algumas coisas na vida com a perca.

  95. Anonimo Says:

    este Fotografo enfim..é fotografo sim…mas não é Ser Humano, é muito bem feito o Arrependimento, e a culpa que ele sentiu…

    • Sergio Gomes Santana Junior Says:

      e muito fácil criticar as pessoas. quero te perguntar uma coisa você. por acaso já se deparou com algum mendigo na rua? o que você fez? espero que tenha feito algo por que se não você vai conseguir ser mais um fotografo.

  96. Sergio Gomes Santana Junior Says:

    eu quero dizer o que eu penso sobre isso tudo que aconteceu.
    nada nessa vida acontece por acaso muitos criticam a atitude do fotografo que e verdade mesmo foi uma atitude covarde e imperdoável. mais vamos ver por um outro ângulo se ele tivesse ajudado essa criança poderia ter tido uma outra chance de viver que talvez também poderia se encerrar de uma outra forma. infelizmente pessoas nascem e morrem e essa criança se morreu ela nos deixou uma marca indescritível em nossos corações eu creio que ela foi usada como ferramenta para que aquele que tirou a foto registrasse tudo e aprendesse uma lição e passasse pra frente. mais infelizmente ele não aprendeu mais deixou em nossas mãos fazer isso então creio que se a criança morreu e por que já era hora dela encerrar sua missão agora cabe a nós enxergamos esse tal sacrifício e fazer a nossa parte.(nada acontece por acaso tudo tem um significado. não sei se consegui me expressar direito mais fica aqui meu pensamento).Ass: Sergio Gomes Santana Junior

  97. yasmin Says:

    como pode um homem ver aquela crianca morrendo e naum ajuda-la, tomara que Deus tenha perdoa-lo e so isso que digo.

  98. Gabriel Says:

    Penso que Deus tem q dar um jeito nisso logo, a humanidade foi um erro, uma aberração, sua existencia foi marcada pela monstruosidade e total falta de caráter.. chega a ser inacreditavel a capacidade do homem de fazer o mau, proliferar discordia, impor medo e terror..

  99. line Says:

    muito ruim

  100. Thiago Says:

    Vou encher minha mochila com muita água e comida e viajar para o nordeste e pra África.

  101. Thiago Says:

    Há… E o Criança Esparança nem vai saber disso!

  102. Laiane Gomes Says:

    Eu acho q nós deveriamos parar de falar e aguir;Enquanto escolhemos comida eles estão padecendo de fome e muintas pessoas estão reclamando da comida!.

  103. lukas Says:

    lamentavel , cade as autoridades quando se precisa , a inteligencia dos homens , o viver em harmonia , as religioes , cade a solidariedade …..


  104. Ola amados gostei muito desta reportagem ou seja desta foto muito rica para pessoas como o próprio fotografo que se arrependeu muito de não ter ajudado esta pobre criança,que acabou se matando,creio que pela fé que esta criança esteja viva

  105. EDUARDO VIDAL Says:

    CONCORDO TOTALMENTE COM O COMENTÁRIO DE jan,FOI UMA BELA FOTO,FOI PREMIADO POR ELA E MOSTROU MUITO MAIS DO QUE A FOME NO CONTINENTE AFRICANO,MOSTROU TAMBÉM QUE SEMPRE SE PODE FAZER UM POUCO MAIS,NO CASO ELE NÃO PODERIA,SE TODO FOTÓGRAFO FOSSE TENTAR SALVAR OU MUDAR AS SITUAÇÕES AS QUAIS OS CERCAM,NÃO HAVERIA FOTOS DE GUERRAS,CONFLITOS CIVIS E SEMELHANTES BARBÁRIES.
    A FOTO FICOU,O FOTOGRAFO VIROU MAIS UMA ESTATÍSTICA.

    KEVIN CARTER,FOTÓGRAFO E SER HUMANO COMO TODOS NÓS, SEU TRABALHO VAI FICAR PARA ETERNIDADE…

  106. renato souza Says:

    -
    E hoje em dia dizem não ter VERBAS, RECURSOS, DINHEIROS.etc.para tal MISSÃO-ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL,

    Pois a CORRUPÇÃO, a IMPUNIDADE DIRETA/INDIRETA/PASSIVA/ATIVA.etc. dizem que leva mais de 70 bilhões mas eu pessoal mente acho que leva pro ralo mais muito mais de 250 bilhões anualmente em dólares, euros, reais.etc.se contarmos todos os tipos sem exceção,

    pois, hoje em dia a corrupção, impunidade.etc.está taõ IMPREGNADO no SANGUE, no DNA.etc.de cada brasileiro, que hoje em dia ROUBAM, LADRAM, 171, EXTRAVIAM, DESVIAM, DRU, FLEXIBILIZAM.etc.de todas as formas possíveis até mesmo as ME RENDAS ESCOLARES, os LEITES.etc.das CRIANÇAS e principalmente daquelas mais MISERÁVEIS que só vai ter isto o DIA TO DO.etc., mas ao chegar lá, tudo foi ROUBADO NA MÃO GRANDE.etc.

    da mesma forma que muitos PARLAMENTARES por aí, lutaram com unhas e dentes para MUNICIPALIZAR as tais e tais ESCO LAS ESTADUAIS.etc., isto é, de olho nas tais e tais VERBAS, RECURSOS, DINHEIROS.etc ., aonde depois muitos PARLAMENTA RES E OS SEUS PAUS MANDADOS, depois pegam as tais e tais verbas, recrusos, dinheiros .etc.e desviam, extraviam, DRU, fle xibilizam.ETC.aonde descobrem que a maior parte foram para os seus BOLSOS, OU DE LA RANJAS, PAUS MANDADOS, FAMILIA RES, PARENTES, AMIGAS, COLEGAS, CABOS ELEITORAIS, AMANTES.etc.etc.de tal e tal parlamentar.etc.

    Por causa de péssima GESTÃO, péssima ADMINISTRAÇÃO.etc.do país chamado BRASIL, isto desde do TEMPO DO DESCOBRI MENTO DO BRASIL, e como e principalmente por causa de tudo que é tipos que se possa imaginar de CORRUPÇÕES/IMPUNIDA DES.etc.ATIVAS/PASSIVAS/DIRETAS/INDIRETAS.etc.

    e como também e principalmente quem DEVE ou ROUBA NA MÃO GRANDE EM MILHÕES OU BILHÕES tudo que pode do COFRE PÚBLICO, FGTS, INSS, ICMS, ISS.etc.etc., acaba sendo-lhe perdoado e ou minimizado ao máximo,

    ao contrário agem com quem deve ou rouba DEZENAS, CENTENAS, poquisissimos MILHARES DE REAIS.etc.do COFRE PÚBLI CO, como por exemplo, uma simples CONTA DE ÁGUA, LUZ, TELEFONE, CARTÕES DE CRÉDITOS.etc., vão e tiram até mesmo o ar para respirar, se possível,.etc.,

    agora quando é em MILHÕES E OU BILHÕES.etc., a estória é ao contrário.etc.e mais ainda por colocarem tudo em CONTAS SE CRETAS lá nos PARAÍSOS FISCAIS.etc.

    por isso o BRASIL SENDO O PAÍS, A NAÇÃO MAIS RICA, TRILIONÁRIA EM TODOS OS SENTIDOS, PRINCIPALMENTE EM RIQUE ZAS E RECURSOS NATURAIS INIMAGINÁVEIS.ETC.DO MUNDO E DE TODAS AS GALÁXIAS, UNIVERSOS.etc.,

    o BRASIL EXTERNAMENTE É praticamente A 05ª ECONOMIA DO MUNDO,

    MAS, ABSURDAMENTE—INTERNAMENTE—EM REFERENCIA AO SEU POVO INTERNAMENTE BRASILEIRO, Á SUA POPULAÇÃO IN TERNAMENTE BRASILEIRA, ÁS SUAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS INTERNAMENTE BRASILEIRAS, ÁS SUAS MÃES-MULHERES INTERNAMENTE BRASILEIRAS, ÁS SUAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JUVENTUDES , PROFESSORAS.etc.INTERNAMENTE BRA SILEIRAS.etc. vivem tudo e todos brasileirinhos internamente da mesma forma que lá nos PAÍSES AFRICANOS, como por exem plo::::

    http://farias.wordpress.com/2007/03/18/foto-de-kevin-carter-em-1993/

    -

  107. renato souza Says:

    -
    será????fica esta indagação, será???e como deveria ser proibidos como é nos PAÍSES DO PRIMEIRO MUNDO e é até na COMU NISTA CHINA CONTINENTAL.ETC.CRIANÇAS, ADOLESCENTES.etc. até nos FILMES AMERICANOS a gente vê que a maioria das CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS.etc.ficam na RUA E NA CASA DOS AMIGOS.etc.mas depois das 17 hs.até ás 18 hs e depo is não podem ficar fora de casa, como por exemplo vemos naquele seriado americano”””ANOS-INCRÍVEIS”””, isto lá nos anos 60, 70.etc.,

    enquanto isso neste mesmos ano, e quando erámos menos de 25 milhões de brasileiros.etc.aqui no BRASIL as crianças, adoles centes.etc.iam e vão para a ESCOLA das 08 ao MEIO DIA, e depois ficam por aí, e vivem andando á toa por aí, principalmente á noite, nas madrugadas por aí,etc.como vemos ao vivo e á cores e como também vemos nos FILMES BRASILEIROS.etc.

    Aonde vemos JOVENS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES.etc.ao invés de estarem o dia todo em tempo integral nas escolas normais e profissionalzantes.etc.principalmente lá no INTERIOR dos ESTADOS BRASILEIROS, como no INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO.etc.,

    principalmente nas CIDADEZIZIZNHAS PEQUENININHAS COM POUQUISSISSIMAS POPU LAÇÕES. etc.aonde tem poucos jovens , poucas crianças, poucos adolescentes.etc.mas não, na maioria das ve zes estão nas ru as nas mãos dos traficantes, das bandi dagens.etc.,

    E assim estamos hoje em dia perdendo a maior parte das nossas CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JUVENTUDES.etc.o FUTURO DO BRASIL, para tudo que é BANDIDAGENS, TRAFICANTES, DROGAS, VICIADOS, VIOLENCIAS, PROSTITUIÇÕES, TRABALHOS ES CRAVOS INFANTIL E ADOLESCENTES JORNADAS EXAUSTIVAS FADIGANTES ESTRESSANTES.etc.,

    e ou então para REMEDIAR A SITUAÇÃO estamos COLOCANDO estes mesmas CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JUVENTUDES.etc. em milhares e milhares de CENTROS DE REABILITAÇÕES.etc.,

    ao invés de SABIAMENTE, PRECAVIDAMENTE, PRUDENTEMENTE.etc., as ELITES, LIDERANÇAS, SINDICATOS, JURÍDICOS, LÍDE RES RELIGIOSOS, EMPRESÁRIOS, RICOS.etc.BRASILEIROS.etc.colocarem todas as suas CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS, PROFESSORAS BRASILEIRAS felizes e contentes em ESCOLAS NORMAIS E PROFISSIONALIZANTES EM TEMPO INTEGRAL.etc. até mesmo para assim protege-las até depois da FACULDADES, UNIVERSIDADES.etc.

    isto é, PROTEGÊ-LAS ATÉ A FORMAÇÃO PLENA DE SUAS PERSONALIDADES.etc., e não como hoje que estão totalmente DES PROTEGIDAS.etc.e quase todas hoje em dia estão nas mãos de tudo que é BANDIDAGENS, TRAFICANTES, DROGAS, VICIADOS , VIOLENCIAS, PROSTITU IÇÕES, TRABALHOS ESCRAVOS INFANTIL E ADOLESCENTES JORNADAS EXAUSTIVAS FADIGANTES ESTRESSANTES.etc.

    isto é, fazer com as CRIANÇAS, ADOLESCENTES, PROFESSORAS felizes e contentes das 07 ás 18 horas, por exemplo, em ES COLAS NORMAIS E PROFISSIONALIZANTES EM TEMPO INTEGRAL.etc.

    o BRASIL fazer da mesma forma que os PAÍSES DO PRI MEIRO MUNDO, como o é no JAPÃO, ISRAEL, CANADÁ, NORUEGA, SUÍ ÇA, LUXEMBURGO, SUÉCIA, EUA, CORÉIA DO SUL.etc.,

    e os países do PRIMEIRO MUNDO são as MAIORES DÍVIDAS EXTERNAS DO MUNDO, exemplo, os EUA,

    isto é, TODOS ELES preferem ter as MAIORES DÍVIDAS EXTERNAS DO MUNDO, mas internamente preferem poupar ao máximo possível em todos os sentidos os seus CIDADÃOS, CRIANÇAS, PROFESSORAS.etc.INTERNAMENTE.etc.

    e a maioria destes países são um pouco maior que o ESTADO DE SÃO PAULO e com ULTRA SUPER CONCENTRAÇÃO POPULACI ONAL,

    e a maioria quase só tem DESASTRES NATURAIS O ANO TODO, aqui no BRASIL, os DESASTRES tem lá a mão do HOMEM, co mo CONSTRUÇÕES em LUGARES INDEVIDOS, INAPROPRIADOS.etc.e a maioria não tem quase nenhum RIQUEZAS E RECUR SOS NATURAIS.etc.,

    e a maioria dos seus territórios é DESERTOS SECOS OU DESERTOS GÉLIDOS.etc.e ou vivem só nas GUERRAS como por exem plo, ESTADO DE ISRAEL.ETC.

    agir com os seus POVOS, POPULAÇÕES, CATEGORIAS PROFISSIONAIS, MEIO AMBIENTES, e como com su as MULHERES, MÃ ES.etc.e como com as suas CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JUVENTUDES, PROFESSORAS felizes e contentes em ESCOLAS NOR MAIS E PROFISSIONALIZANTES EM TEMPO INTEGRAL como faz países como a NORUEGA,,,,PESQUISE!!!veja a reportagem abai xo:::

    NORUEGA, CAMPEÃ DO SOCIAL—-Os mais altos impostos do mundo e investimentos públicos garantem ao país a me lhor qualidade de vida do mundo—

    http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/11086_NORUEGA+CAMPEA+DO+SOCIAL


    E o JAPÃO que é um pouco maior que o ESTADO DE SÃO PAULO, com DESASTRES NATURAIS, TSUNAMIS, TUFÕES, TERREMO TOS, VULCÕES.etc.durante o ano todo,

    e a maior parte do seu território é DESERTOS GÉLIDOS, a maior parte é INABITÁVEL, e não dá para PLANTAR NADA.etc.e prati camente no JAPÃO não tem nenhuma RIQUEZAS E RE CURSOS NATURAIS.etc., e a população JAPONESA é numericamente 75% da população brasileira, mas no JAPÃO, tem sempre EMPREGOS E como também ESCOLAS NORMAIS E PROFISSIONALI ZANTES.etc.também PARA OS JAPONESES E COMO PARA OS JAPONESES DE OUTROS PAÍSES

    E ou o BRASIL com as suas CRIANÇAS, ADOLESCENTES,.etc.EM ESCOLAS NORMAIS E PROFISSIONALIZANTES EM TEMPO INTE GRAL.etc.agir da mesma forma como por exemplo é na CHINA COMUNISTA, com os seus 01BILHÃO e 500 MILHÕES de HABI TANTES.etc.que possui quase 10 vezes mais que a quantidade de população brasileira,
    -

  108. renato souza Says:

    -
    E ou o BRASIL com as suas CRIANÇAS, ADOLESCENTES,.etc.EM ESCOLAS NORMAIS E PROFISSIONALIZANTES EM TEMPO INTE GRAL.etc.agir da mesma forma como por exemplo é na CHINA COMUNISTA, com os seus 01BILHÃO e 500 MILHÕES de HABI TANTES.etc.que possui quase 10 vezes mais que a quantidade de população brasileira,

    e como é também no JAPÃO, ISRAEL, SULTANATO DE BRUNEI, CANADÁ, NORUEGA, EUA.etc., PAÍSES DO PRIMEIRO, menos o SULTANATO DE BRUNEI, mas mesmo assim, a maioria destes países só tem DESASTRES NATURAIS, DESERTOS SECOS OU GÉ LIDOS, GUERRAS.etc.,

    mas, mesmo assim, as suas CRIANÇAS, ADOLESCENTES, PROFESSORAS felizes e contentes em ESCOLAS NORMAIS E PROFIS SIONALIZANTES EM TEMPO INTEGRAL, e todas as suas quase 400 milhões de CRIANÇAS, ADOLESCENTES CHINACOMUNIS TA, estão em ESCOLAS NORMAIS E PROFIS SIONALIZANTES EM TEMPO INTEGRAL,

    e eles CHINESES ficam espantados, assustados.etc.quando vem ao BRASIL e percebem que quase todas as CRIANÇAS, ADO LESCENTES BRASILEIRAS ficam nas ruas, principalmente depois do MEIO DIA, na mão de tudo que é BANDIDAGENS, PEDÓFI LOS, TRAFICANTES, PROSTITUIÇÕES, DROGAS, GANGUES , VIOLENCIAS, TRABALHOS ES CRAVOS COM JORNADAS DE TRABA LHO ESCRAVAS EXAUSTIVAS MASSACRANTES INFANTIS, ADOLESCENTES. etc.,etc.etc.

    e pior ainda quando é á NOITE, na MADRUGADA, você vê quase todas as CRIANÇAS, ADOLESCEN TES.etc.nas ruas andando ás vezes SÓZINHAS de um lado para outro, FUMANDO, BEBENDO, SE PROSTITUINDO, GANGUES, VIOLENCIAS.etc.,

    o CHINES COMUNISTA FICOU ASSUSTADO AO VER TUDO ISSO ACONTECE NO PAÍS CHAMADO DEMOCRATA, EVOLUÍDO, AMERICANI ZADO. etc.,

    ele, CHINES COMUNISTA FICOU ASSUSTADO com tudo isso.etc.quer dizer a quantidade de crianças, adolescentes na CHINA COMUNISTA é praticamete o DOBRO de toda a população brasileira, somos um pouco mais de 190 milhões de brasileiros e o BRASIL e a CHINA COMUNISTA é quase do mesmo tamanho, a CHINA COMUNISTA é só um pouco maior, e na CHINA CO MUNISTA tem durante o ano todo, vários e vários DESASTRES NATURAIS, e a maior parte do seu território é DESERTO SECO ou DESERTO GÉLIDO,

    e no BRASIL não tem quase nenhum tipo de DESASTRES NATURAIS e nenhum tipo de DESERTOS, e o BRASIL é 100% HABITÁ VEL, PLANTÁVEL.etc.etc.tudo que se planta dá, e práticamente tem em 100% do seu território ÁGUA POTÁVEL, PRINCIPALMEN TE AS SUBTERRANEAS.etc.

    pois falam que o BRASIL era e ou é o 10º e ou o 03º do mundo, o BRASIL até mesmo com a própria DITATURA MILITAR, ARE NA, PDS.etc. mêsmo que hoje em dia ainda estivesse no PODER, a DITADURA MILITAR, ARENA, PDS.etc.como antigamente o BRASIL iria conseguir de um jeito e ou do outro, mas lá fora no exterior,

    pois no tempo da DITADURA MILITAR queriam que o BRASIL fosse o MAIOR lá no EXTERIOR em referencia á tudo que se possa imaginar, O MAIOR EXPORTADOR DO MUNDO—DISTO DAQUILO. ETC.,ETC.

    por exemplo, o MÉXICO é um dos maiores exportadores do mundo de PETRÓLEO, e o HOMEM MAIS BILIONÁRIO DO MUNDO ATUALMENTE É MEXICANO,

    mas do outro lado todo o POVO MEXICANO INTERNAMENTE.etc. vive numa situação miserável e lá no MÉXICO, a situação é tão precária que dizem que a BANDIDAGEM, os TRAFICANTES.etc.tomaram conta do PAÍS TODO, dizem,

    mas ORGULHOSAMENTE o MÉXICO é um dos MAIORES EXPORTADORES DE PETRÓLEO DO MUNDO, e ORGULHOSAMENTE o HO MEM MAIS BILIONÁRIO DO MUNDO É MEXICANO,

    será que é ISTO que as atuais ELITES, LIDERANÇAS, PARLAMENTARES, JUDICIÁRIOS, LÍDERES RELIGIOSOS, SINDICATOS, EMPRESÁRIOS, RICOS.ETC.BRASI LEIROS QUEREM TAMBÉM???SERÁ???e como também ORGULHOSAMENTE não ter quase ne nhuma DÍVIDA EXTERNA,

    quer dizer agir ao contrário dos países do PRIMEIRO MUNDO, os quais, os países do PRIMEIRO MUNDO tem as MA IORES DÍVIDAS EXTER NAS DO MUNDo, veja os EUA, CANADÁ, NORUEGA, JAPÃO, ISRAEL.etc.,

    mas, eles, ELITES, LIDERANÇAS, PARLAMENTARES, JUDICIÁRIOS, LÍDERES RELIGIOSOS, SINDICATOS, EMPRESÁRIOS, RICOS .ETC.lá dos países do PRIMEIRO MUNDO, preferem ter as MAIORES DÍVIDAS EXTERNAS DO MUNDO, mas do outro lado, os se us povos, populações, categoria as profissionais, as suas mulheres lá dos países do PRIMEIRO MUNDO e como também as su as crianças, adolescentes, professoras felizes e contentes.ETC.INTERNAMENTE viverem TUDO E TODOS INTERNAMENTE NOS PAÍSES DO PRIMEIRO.etc.tudo e todos felizes e contentes e satisfeitos.ETC.

    mas mesmo que devendo aos OUTROS PAÍSES EXTERNAMENTE, Quer dizer agem ao contrário das ELITES, LIDERANÇAS, PAR LAMENTARES, JUDICIÁRIOS, LÍDERES RELIGIOSOS, SINDICATOS, EMPRESÁRIOS, RICOS.ETC.dos países do TERCEIRO QUAR TO QUINTO MUNDO, que são os países africanos, latino americanos, que ORGULHOSAMENTE dizem á tudo e á todos de terem as MENORES DIVIDAS EXTERNAS DO MUNDO, e como também por exemplo é o caso do BRASIL mas que do outro lado esque cer TOTALMENTE E ABSOLUTAMENTE do seu POVO INTERNAMENTE BRASILEIRO.etc.mas o problema maior sempre foi o BRA SIL INTERNAMENTE em referencia ás suas POPULAÇÕES, ao seu POVO, ás suas CATEGORIAS PROFISSIONAIS INTERNAMENTE, ás suas CRIANÇAS, ADOLESCENTES, PROFESSORAS
    -

  109. natielen paola pereira Says:

    por que que voceis nao sauvaro a criança ?
    voceis tem conciencia do que voces fizeram ?
    acho que nao .
    por que se tivesem teria salvado e nao dexase morrer.
    mesmo que ela ia morrer uns dias depois voce ia ter feito a sua parte.
    sacanagem em .
    se preucupoucom uma foto e nao com uma criança.

  110. renato souza Says:

    dizem que vai pro RALO mais de 70 bilhões–ANUALMENTE–

    EIS O PIOR QUADRO graças aos TRILHÕES e TRILHÕES de rastros que deixa a CORRUPÇÃO/IMPUNI
    DADE ATIVA PASSIVA DIRETA INDIRETA no mundo afora.etc.

    como mostra esta FIGURA, a EXTREMA POBREZA, a EXTREMA MISÉRIA, a total FRAGILIDADE HUMANA
    .etc.:::::

    http://farias.wordpress.com/2007/03/18/foto-de-kevin-carter-em-1993/


    e este QUADRO, FOTO.etc.deveria sim ser o SÍMBOLO MÁXIMO da CORRUPÇÃO/IMPUNIDADE.etc.


    pergunta-se???para aonde foi os TRILHÕES E TRILHÕES enviados para tudo isso???para aonde foi???

    e assim por EFEITO CASCATA sofre cada CRIANCINHA POBRE que fica sem por exemplo, o LEITE, a MERENDA, e ou os seus REMÉDIOS, ATENDIMENTOS MÉDICOS.etc., e sem os LEITOS para colocar tais e tais CRIANCINHAS.etc

    pois o DINHEIRO que era para o LEITE, a MERENDA, REMÉDIOS, MÉDICOS, LEITOS HOSPITALARES.etc.foi tudo tudo mesmo para os BOLSOS, CONTAS BANCÁRIAS.etc.em PARAÍSOS FISCAIS, ás vezes em seu próprio nome, mesmo alguns NEGANDO, e ou geralmente colocam tudo em nome de LARANJAS, PAUS MANDADOS, FAMILIARES, PARENTES, AMIGAS, COLEGAS, CABOS ELEITORAIS, AMANTES.etc.etc.etc.

    mas agora quando é algo que FAVORECE INTRINSINCAMENTE ESPECÍFICAMENTE eSPECIALMENtE.etc.

    qualquer ELITES, LIDERANÇAS, PARLAMENTARES, LÍDERES RELIGIOSOS, JUDICIÁRIOS, EMPRESÁRIOS, RICOS.etc.BRASILEIROS e ou ESTRANGEIROS.etc.

    como por exemplo a PEC DOS VEREADORES, e como por exemplo a tal pec 05/2011-aonde querem que todos os parlamentares brasileiros ganhem SALÁRIOS, BENEFÍCIOS.etc.que nem os JUÍZES DO STF, E COMO TAMBÉM aumen tos anualmente e absurdos para todos os parlamentares brasileiros.ETC., a PEC que cria mais de 50 NOVISISISI MOS ESTADOS BRASILEIROS.etc.etc.

    e como até mesmo que FAVORECE ESPECIALMENTE o povo lá dos países do PRIMEIRO MUNDO

    e como principalmente o GOVERNO FEDERAL, os PODEROSOS, os RICOS, os EMPRESÁRIOS, as MULTINACIONAIS, . etc. –as EMPREITEIRAS—as MINERADORAS—OS–BANQUEIROS–as PETROLÍFERAS–os RURALISTAS—as TELECOMUNI CAÇÕES, os DONOS DE HOSPITAIS–PLANOS DE SAÚDE–CLÍNICAS MÉDICAS.etc.etc.

    e aí se criam PROJETOS LEIS, PECs, MEDIDAS PROVISÓRIAS, PROJETOS LEIS URGENTE URGENTISSISSIMOS.etc.se CRIAM INSTANTANEAMENTE e no mesmo SEGUNDO e é APROVA DO, SANCIONADO.etc.por todo o CONGRESSO NACI ONAL e pelo(a) PRESIDENTE (A) DA REPÚBLICA daquele momento daquele instante…AUTOMÁTICAMENTE E INSTAN TANEAMENTE

    e ainda por cima para PERPETUAR tudo que é CORRUPÇÕES, IMPUNIDADES, ROUBOS, MALANDRAGENS, DESVIOS, EX TRAVIOS, FLEXIBILIZAÇÕES, 171, NA MÃO GRANDE.etc.etc., não aprovam nada de nada mesmo que pode dar um FIM nisto tudo e como ainda por cima MATAM, ASSASSINAM, PERSEGUEM.etc.etc.qualquer um que está INVESTIGANDO,

    e é aonde poderiam ter por exemplo, um tipo de DISQUE DENUNCIA ANONIMA, sem revelar o local, e quem está ligando, e como a própria denunciante poderia acompanhar a tal denúncia e cobrar PÚBLICAMENTE mas sem se revelar se foi e ou não resolvido a tal e tal DENÚNCIA ANONIMA, .etc.etc.etc.
    -

  111. ricardo Says:

    inpressionante como tem gente que ve uma coisa desse tipo e não ajuda lastimavel a situação em q o nosso planeta se encontra essas pessoas só vão ter sossego na vida o dia que jesus cristo vier na terra para acolher os desabrigados e os com fome os infelizes por não ter mais forças para sorir e coloca-las de baixo de suas asas.que a vinda de jesus a terra seja mais rapida possivel

  112. LENE Says:

    e muito triste sabe-mos quanta miseria essas pessoas passam e nós não podemos fazer nada enquanto os governadores não estão nen ai só enchendo o bolço. o que podemos fazer é orar mais e mais pois jesus morreu para nos salvar e nos dar a vitória “eles vão ter a vitória por Deus é Deus.

  113. adolfo luz Says:

    -
    E este é um dos TRILHÕES E TRILHÕES de rastros que deixa a CORRUPÇÃO IMPUNIDADE ATIVA/PASSIVA/DIRETA/INDIRETA.etc.

    E este é um dos TRILHÕES E TRILHÕES de rastros que deixa a CORRUPÇÃO IMPUNIDADE ATIVA/PASSIVA/DIRETA/INDIRETA.etc.em qualquer parte do mundo

    EIS UNS DOS PIORES QUADROS-SIMBÓLICOS-MUNDIAIS-e como poderiam muito bem ser o “””SÍMBOLO-MUNDIAL””DA CORRUPÇÃO, DA IMPUNIDADE.etc.em qualquer parte do MUNDO..como mostra esta FIGURA, a EXTREMA POBREZA, a EXTREMA MISÉRIA, a total FRAGILIDADE HUMANA.etc. que acontece no BRASIL de uma forma diferente mas é a mesma coisa:::::

    http://farias.wordpress.com/2007/03/18/foto-de-kevin-carter-em-1993/


    esta imagem é AFRICANA, mas aqui no BRASIL a imagem é DÁQUELAS CRIANÇAS NORDESTI NAS RAQUÍTICAS DEPAUPERADAS .etc.

    em razão de que-DRU-EMENDAS-PARLAMENTARES-EXTRAVIARAM, FLEXIBILIZARAM, DESVIARAM, 171, ROUBADO.etc.

    na MÃO GRANDE tudo tudo mesmo que deviam OBRIGATÓRIAMENTE ir aos BOLSOS, CONTAS BANCÁRIAS.etc.

    dos tais e tais SERTANEJOS que sofriam com as SECAS CALOR CAUSTICANTES da tal INDUSTRIA DA SECA NORDESTINA.etc.através da “””ANTIGA-SUDENE”””,

    mas acabavam indo aos bolsos, ás contas bancárias aqui ou lá no estrangeiro de 01, 02 que depois posavam como EXCEPCIONAIS EMPREENDEDORES, EXCEPCIONAIS EMPRESÁRIOS

    aonde também se tornavam DONOS ABSOLUTOS E TODOS PODEROSOS dos tais e tais ESTADOS NORDESTINOS e ou das tais e tais CIDADES NORDESTINAS

    e da mesma forma aconteceu com a ANTIGA CPMF, que foi ORIGINALMENTE criada de forma EXCEPCIONALMENTE-NOBRE,

    era para ser 100% para o—SISTEMA-SUS-USUÁRIOS-e como para os PROFISSIONAIS-SUS-,

    mas acabou 100% indo pro bolso de 01, 02 pessoas e ou outras obras que ninguém sabe se realmente as tais obras foram—100%—FINALIZADAS–como por exemplo, PONTES, ESTRADAS, VIADUTOS.etc.

    aonde vai tudo tudo mesmo ou quase tudo tudo tudo mesmo num tipo de ULTRA SUPER CONCENTRAÇÃO DE RENDAS, na mão de 01, 02 pessoas—para sósómentesó–menos de 02% da população local.etc.

    da mesma forma que acontece em todos os países africanos, latino americanos e como em alguns países asiáticos como a CORÉIA DO NORTE, FILIPINAS.etc,

    mesmo sendo—EXTERNAMENTE—sendo por exemplo os maiores produtores exportadores mundiais de por exemplo—-PETRÓLEO—mas internamente todo o seu povo vivem numa extrema miséria/pobreza.etc.

    Para que sempre tudo tudo mesmo para fique sempre numa ULTRA SUPER CONCENTRAÇÃO DE RENDAS, RIQUEZAS NA MÃO DE 01, 02 PESSOAS, só somente só,etc.

    e isto acontece principalmente no BRASIL que diz estar indo RUMO AO PRIMEIRO MUNDO em todos os sentidos–INTERNAMENTE—EXTERNAMENTE—.etc.,

    mas no momento em referencia aos seus INTERNAMENTE, principalmente dos seus mais NECESSITADO(A)S está totalmente como os países do TERCEIRO, QUARTO, QUINTO MUNDO, como os países africanos, latino americanos,

    em referencia aos seus mais NECESSITADO(A)S está totalmente ao contrário dos países do PRIMEIRO


  114. [...] Para o leitor saber, o autor dessa foto, o sul-africano Kevin Carter, a tirou em 1993, no Sudão. Ele se suicidou um ano após com depressão profunda. Mas é preciso mostrar. O blog tem um lado social forte, pois acredita  que o desenvolvimento dos [...]

  115. Deus é com nosco Says:

    nossa isso umas da coisa que tocou meu coração no dia que tirou essa foto eu tinha nasido
    so de imagina enquanto eu estava bem tranquilo sendo acolhido pelos meus familiares no colo da minha mae
    tbm posso refletir que 1993 essa criança estava em busca da sua vida

    unica paz nesse mundo é jesus cristo oro sempre para que a a africa seja mudada
    :( eu creio que jesus vai mudar isso irmao ora para esse mundo mudar , exirti muitas gente bem alimentada farta de comidas mais pordentro do seu coração esta simplismente vasia e seii que essa pessoas tem muita esperança que isso possa mudar creio que os misionario estao levando a palavra por la!!!
    si um dia Deus me permir eu irei sem pensar duas vez mais oro aki e creio ki isso vai muda
    amem !!!!!!!!!!!!!!!!:)

  116. deluz Says:

    É muito fácil estar na frente de um teclado e dizer o que o outro deve ou deveria ter feito numa situação como esta. Faça você, em seu dia a dia, algo de que se orgulhe e não deixe brecha para os urubus, caso possa, todo tempo. A situação do fotógrafo é como a de um náufrago: Sabe nadar? Nade. Mas se for ajudar alguém saiba que vai morrer afogado juntinho ali.

    E ainda por cima tem um detalhe: Como carregar uma pessoinha, tão delicada de saúde, por 1km, achando que ela não vai morrer no caminho? Debaixo de um sol escaldante e tendo que responder às outras pessoas que o acompanhava?

    Eu aconselho que cada um de nós possamos nos reunir aqui daqui há um ano e, durante este período, listar o que contribuiu com a sociedade a partir de sua conscientização desta necessidade iminente.

    Acho muito mais válida esta atitude do que ficarmos aqui chorando o eterno leite derramado.

    Uma vez tentei salvar um cachorrinho de uma das cachorras que tenho. Eu o ressuscitei duas vezes até chegar em um veterinário. No entanto, acabou por morrer enquanto estava sendo examinado.

    Fiquei triste. Sem direito. Porque não somos Deus para decidir o que é ou o que não é para acontecer. O que podemos é nos conscientizar e fazer o melhor.

    Comecemos, a nos conscientizar, então. Não julguemos!

    Mundo Melhor de Luz

  117. Saulo Souza Says:

    é o mundo onde vivemos , injusto.

  118. raimunda souza e silva Says:

    isto é tudo e todas as ELITES, LIDERANÇAS, PARLAMENTARES, JUDICIÁRIOS, SINDICATOS e como todo o povo brasileiro agimos ainda hoje em dia que nem o tal FOTÓGRAFO CARTER em referencia á CRIANÇA DA FOTO, só fotografou e a deixou á sua própria sorte.etc, isto é, cruzou os braços, não fez nada de nada mesmo, se OMITIU TOTALMENTE, como se dissesse a si mesmo lá no ÍNTIMO.etc.não tenho nada á ver com isto.etc.e assim tudo e todos NÓS BRASILEIROS AGIMOS E PENSAMOS DA mesma forma. ETC. em re ferencia aos outros brasileiros, INCAPAZES.etc.como por exemplo aqui no BRASIL, como por exemplo as CRIANÇAS que precisam de LEITOS HOSPITALARES E DE TRATAMENTOS MÉDICOS.etc.e ou que não PO DEM RESPONDEREM POR SI.etc.que estão sofrendo INDIRETAMENTE por causa de tudo que é tipo de CO RRUPÇÃO IMPUNIDADE. etc.ao não fazermos nada e não nos INDIGNARMOS, PROTESTAR, PASSEATAS, MANIFESTAÇÕES.etc.á nível nacional contra tudo que é tipo de CORRUPÇÕES, IMPUNIDADES.etc.e princi palmente em referencia aos outros brasileiros que estão á margem da sociedade, como os MENDINGOS, MORADORES DE RUAS.etc.etc.e como também ao deixarmos as nossas crianças, adolescentes.etc.longe das ESCOLAS NORMAIS E PROFISSIONALIZANTES em TEMPO INTEGRAL como por exemplo das 07 ás 18 hs. e por exemplo das 14 ás 18 hs. irem e fazerem EDUCAÇÃO FÍSICA, GINASTICAS, ESPORTES, FUTE BOL, XADREZ, NATAÇÃO.etc.e uma escola contra a outra.etc. e não como hoje aonde a maioria absolutis ssissima ao ficarem na rua ficarem á mercê de tudo que é BANDIDAGENS, TRAFICANTES, DROGAS COMO O CRACK, PEDÓFILOS, PROSTITUIÇÃO, VIOLENCIA, GANGUES, PICHAÇÕ ES.etc.isto que deveriam ser co mo lá nos países do PRIMEIROS MUNDO é OBRIGAÇÃO DO ESTADO.etc., aqui no BRASIL, deixam tudo nas mãos de milhões e milhões de ONGS.etc.aonde a maior parte delas pegam os bilhões e bilhões e não fazem nada e ou fazem quase nada.etc.tudo em razão do ESTADO se OMI TIR e passar a bola, passar a su a própria responsabilidade para os outros.etc.principalmente em tudo que se refer aos nossos tributos. etc.e também por se omitir, mas, depois o próprio ESTADO manda poliicias truculentos gigantescos bru cutus.etc.correrem atrás de CRIANÇAS, ADOLESCENTES.etc.RAQUÍTICOS DEPAUPERADOS.etc.para os FORÇOSAMENTE os INTERNAREM nas tais e tais milhões de CLÍNICAS REABILITAÇÃO DROGADOS VICIA DOS ALCOOLISMOS.etc.de CRIANÇAS, ADOLESCENTES.etc.fora ainda as tais e tais ANTIGAS FEBEMs ho je FUNDAÇÃO CASA no ESTADO DE SÃO PAULO/SP.etc., acredito que a maioria destas crianças, adoles centes.etc.foram e ou são internados nestes tais e tais lugares mas mais por quê não tiveram uma oportu nidade como A MAIOR PARTE DAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES QUE OS SEUS PAIS PODEM PAGAR, isto é, numa ESCOLA NORMAL E PROFISSIONALIZANTE EM TEMPO INTEGRAL.etc.e assim os seus pais irem trabalharem tranquilos e felizes, pois sabem exatamente aonde os mesmos estão.etc.longe de tudo que é bandidagens.etc.etc.

    pois quem realmente sofre mais com a CORRUPÇÃO IMPUNIDADE. etc.em qualquer parte do mundo são os INCAPAZES, são os que NÃO PODEM RESPONDER POR SI, são os que ESTÃO INDEFESOS.etc .etc. CO VARDEMENTE

  119. raimunda souza e silva Says:

    este deve deveria ser o—SÍMBOLO—maior da CORRUPÇÃO IMPUNIDADE.etc.pois esta FOTO é o RESULTA DO FINAL SIMBÓLICAMENTE falando.etc.de tudo que acontece em qualquer parte do mundo DIRETA/INDI RETAMENTE.etc.graças principalmente á tudo que é tipo de CORRUPÇÕES/IMPUNIDADES.etc.aonde tudo acaba ficando na mão só de 01, 02 pessoas num tipo de ULTRA SUPER CONCENTRAÇÃO DE RENDAS.etc. como acontece nos RIQUISSISSIMOS PAÍSES AFRICANOS.etc.principalmente aonde foi tirado esta FOTO, foi no SUDÃO, um dos mais RICOS países africanos em tudo que se possa imaginar de RIQUEZAS E RE CURSOS NATURAIS SUDANESES.etc.mas também do outro lado é da mesma forma que acontece com as CRIANÇAS NORDESTINAS RAQUÍTICAS MAGREZAS EXTREMAS.etc.que sofriam e sofrem ainda com a tal SECA CÁUSTICANTE NORDESTINA, FOME, SEDE, SE VEnDENDO, SE PROSTITUINDO .etc.aonde a única comida é a terra seca causticante, palmas.etc.e sem nenhuma gota d´água,

    http://farias.wordpress.com/2007/03/18/foto-de-kevin-carter-em-1993/#comments


    tudo no PÁIS mais rico do mundo, do UNIVERSO.etc.em todos os sentidos, até mesmo em termos de ÁGU AS SOLO, ÁGUAS SUBSOLO, ÁGUAS SUBTERRANEAS, ÁGUAS AQUÍFEROS.etc.etc.o BRASIL ainda age e vive co mo se fosse uma ÁFRICA SECA no BRASIL–uma vergonha para todas as ELITES, LIDERANÇAS, PARLAMENTARES, JUDICIÁRIOS, SINDICATOS.etc.e como á todo o povo brasileiro—VERGONHA—INCAPA ZES DE GERaR, ADMINISTRAR, GERENCIAR.etc.AS SUAS PRÓPRIAS RIQUEZAS, TRIBUTOS.etc.mas tudo á fa vor de cada um dos quase 200 milhões de brasileiriririnhos.etc.e não como o é ainda hoje em dia, SÉ CULO-XXI—ANO-2011—quase tudo indo ainda á favor só de 01, 02 pessoas brasileiras ou estrangeiras num tipo de ULTRA SUPER CONCENTRAÇÃO DE RENDAS nas mãos de só 01, 02 pessoas.etc.pois SERÁ QUE PRECISARÁ DE UM NOVO D. PEDRO, isto é, de alguém de fora vir aqui no BRASIL e RESOLVER TUDO IS TO???será???pois nestes mais de 500 anos de existência do BRASIL nos mostramos sermos tudo e to dos INCAPAZES de resolver PROBLEMAS INTERNOS PARTICULARES NOSSO, DE NOSSO BRASIL.etc.e em tão deixamos nossos outros IRMÃOS BRASILEIROS nas piores e horripilantes QUADROS DE MISÉRIAS EX TREMAS, POBREZAS EX TREMAS.etc.como no NORDESTE antigamente e até mesmo aqui no RICO SUL/ SUDESTE.etc.em referencia aos QUE VIVEM E MORAM AQUI NO SUL/SUDESTE NAS RUAS E NÃO TEM UM LUGAR PARA TOMAREM BANHO, ALIMENTAR, DORMIREM, CUIDAREM DA SAÚDE.etc.ficam tudo e todos JOGADOS como se fossem tudo e todos BAGULHOS e ou FARRAPOS TRAÇAS HUMANAS.etc.
    -

  120. vitoria Says:

    porcaria


  121. Nunca reclame da sua vida porque existe outras vidas piores do que a sua.


  122. Àfrica minha até quando este sofrimento Deus, quando é que Àfrica Mãe deixarás de ser o centro de tanta desgraça e passares realmente ao Berço da Humanidade?! Até quando as pessoas deixaram de fazer riqueza com a dor dos outros…? That´s hurts so much.

  123. Maurício Says:

    Meu deus quase que eu chorava aqui :(

  124. Julia Says:

    A foto é super chocante, mas, na verdade, ele não poderia ajudar a criança, se não teria que ajudar TODOS do Sudão e é óbvio que ele não teria dinheiro o bastante. Foi um pouco oportunista da parte dele tirar a foto, claro, para ganhar o prêmio, mas acabou se suicidando depois, o que realmente explica o que ele deve ter sentido.
    Não dá pra dizer: “Ah, se eu estivesse lá eu iria ajudar” a reação é única na hora, é de cada um.

  125. thrall Says:

    tenso muito tenso

  126. albert santos Says:

    onde esta a justiça divina?senhor tende piedade de nós porque este sofrimento abala as nossas almas enchendo-as de revolta ao saber que na africa existe isso enquanto os derigentes se enchem de riqezas…

  127. mateus Says:

    esse cara que tiro a foto devia ter salvo a criança

  128. Felipe Says:

    HUMANOS…

  129. fabricio Says:

    Muita gente julga o fotógrafo por sua omissão. Mas o julga há milhares de km, do outro lado do continente, em sua confortável poltrona. O fotógrafo ao menos levou ao mundo um fato, assim como o fazem jornalistas. Sem eles tudo isso passaria em branco. Se mesmo assim ninguém move uma palha para ajudar a mudar a situação, imagine se nem ao menos soubesse da situação.
    Realmente, o fotógrafo poderia ter ajudado essa criança. Mas imaginemos quantas crianças ele viu morrer em meio à fome. Teria como ajduar a todas elas? Será que as pessoas não estão culpando a pessoa errada? Ele não é o culpado desses problemas. Será que esse povo não enxerga isso?
    Obrigado Kevin, e obrigado a tantos outros que, ao encarar situações dramáticas como a que vivem países africanos, renunciando ao seu próprio conforto, expõe ao mundo toda a sujeira que diariamente é empurrada para debaixo do tapete pelo entretenimento midiático do nosso dia-a-dia.

  130. Lasaro camilo Says:

    Eu vir esse video,não me aguentei,chorei muito.Enquanto as pessoas disperdiça dinheiros,do outro lado do mundo,humanos como agente, clama por ajuda.

  131. Lasaro camilo Says:

    Enquanto as pessoas disperdiça dinheiros,do outro lado do mundo,humanos como agente, clama por ajuda,aquela menina ali gente pedia,ajuda ele não ouviu mais ela falou sem forças é bem baixinho me ajuda,o sucesso não vale mais doque a vida daquela criança,gente reparem bem na foto,vcs não irão se aguentar,as primeiras lágrimas irão cair.

  132. Edvaldo França moreira Says:

    as vezes me pergunto onde ta chegando a honra humana e o amor ao proximo tudo isso um dia vai acabar oremos e amamos uns aos outros como jesus cristo fez mais que nois tambem tomamos ações para ajudar nossos irmãos brancos negros magros gordos altos e baixos não importa como a pessoa seja mais o ser humano tem que ver que nois somos importantes todos iguais perante Deus.

  133. cintia Says:

    Meu Deus eu estou me sentindo tão mal sei la ja chorei é muito chocante ver essa imagem.eu não estou aqui para julgar a atitude do fotografo + eu me conheço como ser humano eu pegária essa criança no meu colo e sairia dali poxa o que é um kilometro perto de uma vida é nada se ela morrece depois disso pelo menos eu deitária minha cabeça no travesseiro com a certeza de dever cumprido pos apesar da profissão somos seres humanos gente temos sentimentos me desculpem pelo meu ponto de vista é que eu sou mãe amo meu filho e digo na quele momento eu jamais pensária em profissão!!!

  134. berg Says:

    Muito fácil condenar Carter, mas ninguém estava no lugar dele na hora como jornalista num continente devastado por guerras e miséria. E se nao fosse ele voce estaria quieto curtindo seu shopping, vendo sua TV e comendo pipoca.
    Ele revelou aquela criança precisava de ajuda e também muitas outras na Africa e no Mundo.

    Era o trabalho dele, ele com certeza ajudou muitas pessoas durante sua vida mesmo que você nao saiba.

    Os que condenaram Kevin na época foram atras dessa criança?? Os que condenam agora vão atras de alguma criança Africana como essa?? Difícil neh..agora.??. é mais provável adotar crianças com traços europeus no Brasil e se possível fazer um adoção internacional de uma criança russa neh..sei.. atah

    Criticar quem sai do barco para andar sobre as águas e afunda É FÁCIL, quero ver sair do barco para andar também.

  135. janaina Says:

    A realidade Africana sempre me emociona. Fico mt triste em saber que um ser humano passa por isso, doi muito e so quem sente sabe como é ruim.


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: