Entrevista com Newton da Costa

Agosto 3, 2006

newtondacosta.jpg

Newton C. A. da Costa (1929-) é um lógico e matemático brasileiro nascido em Curitiba, capital do estado do Paraná. É o único lógico brasileiro de reputação internacional, por este ser o principal desenvolvedor de uma lógica não-clássica conhecida como Paraconsistente. Não irei tentar explicar qualquer aspecto de sua obra, pois mesmo se o quisesse não teria gabarito para tanto. Não obstante, disponibilizo uma entrevista feita no CLE (Centro de Lógica e Epistemologia) da UNICAMP em 1991.
Nesta entrevista, Newton da Costa fala dos mais diversos, como política, lógica, matemática, filosofia, infância, etc…

Eis o link: http://www.cle.unicamp.br/arquivoshistoricos/enewton2.pdf

Indubitavelmente, um dos grande acadêmicos do país e um exemplo para ser seguido a todos os futuros acadêmicos, como este que vos fala.

Até a próxima!

4 Respostas to “Entrevista com Newton da Costa”


  1. Professor Newtom,assisti uma entrevista no canal Cultura do Paraná e fiquei feliz com o comentário que fez à respeito de religiosidade, sabemos que religião não salva ninquem e muitos debates são realizados e não chegam a conclusões concretas.
    Discutir sobre Deus vai ser uma tarefa difícil para a teologia, dialogar sobre vida cristã vai se tonar uma vitória, que ultrapassara gerações de adoradores do cristianismo. A formação do Corpo de Cristo é pouco estudado no coletivo, existem estudos individualizados, mais precisamos ir além, pois, o Mistério que estava oculto já esta sendo revelado. O homem não consequirá impedir a formação do CORPO, antes Deus nos via em Cristo, hoje, Deus quer olhar para nós e vê Cristo, nossa existência na terra é para expressar Cristo,somos imagem e semelhança, Deus é espírito e para se vê nos criou. Tenho muito que vos dizer mais possa não suportar no momento. Depois de tudo que ja se passou através de gerações e gerações precisamos edificar o CORPO, “de quem todo Corpo,bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para edificação de si mesmo em amor”(Efésios 4:16).É preciso sentarmos para juntos usufruirmos do Evangelho do Reino, mistérios ocultos que rondam as almas. Alma é: mente,emoção e vontade. Visto que, Cristo veio salvar a nossa mente, nossas vontades e as nossa emoções. O Amor, uma das chaves entreque ao Apóstolo Pedro, ficou no esquecimento, pois,a comunhão e a união chaves que completam a ligação com Deus,a Alma não permite que a porta seja aberta. As chaves estão espalhadas no universo para que juntas abram a porta do Reino,mais as chaves precisam estar interligadas para formação do corpo, caso contrário a denominação “A” leva um dedo a “B” leva a uma perna. Que fará a “A” sem os outros dedos ou a “B” sem a outra perna?
    Professor, fico grato pela palestra e pelo que já alcançou, espero fazer parte deste Corpo com o senhor e claro, espero, junto com o senhor, ser parte integrante do Corpo de Cristo. Sei que só através da Comunhão,união e amor o Reino será estabelecido.

  2. Karina Berezoski Says:

    Olá, aqui quem fala é a Karina eu tenho 13 anos e queria fazer algumas perguntas para o Sr. Newton, eu estudo no colégio Estatual de Campo Mourão e estou fazendo um trabalho sobre o Sr. Newton.

    Eu queria saber como é ser um matemático? Qual as vantagens que tem ser? Como você deve ser o preparo para ser um matemático?

    Queria dizer que adorei a entrevista com o Sr. Newton Costa.

    Obrigado pela atenção.

    Atenciosamente: Karina P. Berezoski

  3. juninho Says:

    vc e o cara gosta de mat

  4. juninho Says:

    queria aprede gosta de mat


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: