A Revolução em Oaxaca

Novembro 3, 2006

asamblea-popular-de-los-pueblos-de-oaxaca.jpg
A revolução está acontecendo, pessoal, agora.
Um resumo para que compreendemos o que ocorrendo:

Entenda o que está acontecendo em Oaxaca
O Estado de Oaxaca, México, vive dias de insurreição pacífica e organização popular. Em contrapartida, também é o cenário de um estado de violência e repressão política, que já resultou em muitos feridos e mortos.

O início deste processo data de 22 de maio, durante manifestações de professores que exigiam aumentos salariais, entre elas uma marcha de 70 mil pessoas. Em resposta à reivindicação da categoria, o governador Ulises Ruiz adotou a tática da repressão contra os professores, causando imensa indignação no povo de Oaxaca. Camponeses e indígenas aderiram aos protestos e formaram a Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO), exigindo a destituição de Ulises.

E não parou por aí, a APPO reivindica que Oaxaca seja gerida pelo próprio povo, através de assembléias populares. A repressão só aumenta a cada dia, tendo assassinado muitas pessoas, entre elas Brad Will, jornalista do Centro de Mídia Independente (CMI). O presidente mexicano Vicente Fox e o governador Ulises Ruiz estão dispostos a acabar com o movimento popular de Oaxaca com mais violência, enviando soldados para o Estado.

Entrevista com Miguel Linares, professor e integrante da APPO | Noam Chomsky e outros intelectuais e artistas em apoio a Oaxaca

FONTE: http://www.midiaindependente.org/

Uma resposta to “A Revolução em Oaxaca”

  1. Jana Says:

    Olá! vi que você deu contrariou uma biografia do dos toievski na wikipédia, gostaria de saber a biografia certa dele para um trabalho, me desculpe estar usando esse espaço, mas preciso saber…se você puder me ajudar fico grata


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: