Depoimento de Glauber Rocha

Fevereiro 27, 2007

fiba_05_glauber_rocha_2.jpg

Eu não tenho o menor interesse de ganhar dinheiro com cinema, não tenho o melhor interesse de fazer indústria de cinema. Acho que a indústria de cinema dos tempos tradicionais é o assassinato do cinema, não tenho o menor interesse em converter o cinema em objeto de consumação de massa, acho isso pura demagogia e se eu quisesse ganhar dinheiro com cinema estaria fazendo filme comerical porque saberia fazer muito bem filmes comerciais, mas não me interessa e acho inclusive completamente imoral fazer isso. O meu objetivo é justamente fazer esse diálogo feroz com o público, mas que o público que em uma hora e meia ele não seja enganado, ele não sentar lá, pagar o dinheiro para se divertir inocentemente e depois o coro da boa consciência dizer exatamente o que deve de ser feito: um filme bom pro público, o público foi ver e gostou, achou bem feitinho, tá dando dinheiro e isso que deve ser feito. Essa mentalidade reacionária que existe no meio da crítica cinematográfica no Brasil e no meio de alguns produtores de cinema precisa ser acabada.

Glauber Rocha

Concordam? Discordam?
Até a próxima.

Fonte: Documentário Glauber Rocha – Labirinto do Brasil. Disponível na íntegra aqui.

Deixe uma Resposta

